Ao contrário da crença popular, todo e qualquer edifício, seja ele novo ou antigo, bem ou mal conservado, corre o risco de ser acometido por um incêndio.
Por conta disso, a legislação pertinente à segurança de edificações estabelece o uso de determinados equipamentos para realizar a prevenção e combate a incêndios, tais como:
-
Extintores de incêndio;
-
Sprinklers;
-
Hidrantes;
-
Saídas de emergência com portas corta fogo.
Entretanto, nem todos consideram que, caso um incêndio ocorra mesmo com todas as precauções tomadas, há, ainda, um recurso muito simples que pode ser usado para proteger a sua estrutura das altas temperaturas causadas pelo fogo, de modo a reduzir os danos sobre ela: a pintura intumescente.
Aprenda mais sobre ela e sobre os locais onde ela pode ser usada a seguir:
O que é a pintura intumescente?
Como o seu próprio nome diz, esse é um tipo especial de pintura. Devido à sua composição química diferenciada, ela forma uma espécie de espuma protetora quando exposta a temperaturas acima de 200 graus celsius.
Ela, por sua vez, atua como uma espécie de camada protetora contra o calor. Por mais que isso não consiga eliminar totalmente os efeitos do incêndio, a espuma ajuda a reduzir os danos causados pelo incidente.
Contudo, é preciso levar em conta que esse tipo de pintura ainda não é fabricado no Brasil: todos os produtos relacionados a ela são importados.
Por conta disso, é preciso ter em mente que o seu custo pode ser alto, independentemente de ela ser aplicada em tubos galvanizados sp ou na parede de um edifício.
Onde a pintura intumescente pode ser usada?
Em compensação ao alto preço, a tinta intumescente é extremamente versátil: ela pode ser usada nos mais diversos materiais, de modo a mantê-los a salvo em caso de fogo. Confira alguma de suas possibilidades de uso a seguir:
-
Indústrias
Indústrias, de modo geral, apresentam um risco de incêndio muito superior aos outros imóveis. Seja uma empresa metalúrgica que fabrica tubos de aço ou um estabelecimento do ramo farmacêutico, que produz cosméticos e medicamentos, quase sempre há uma máquina ou uma substância que apresenta risco de gerar chamas.
Por conta disso, indústrias, de modo geral, são um dos principais públicos que buscam pela pintura intumescente. Ela é aplicada nas paredes, de modo que, caso haja algum incidente, a estrutura do edifício resista melhor ao calor.
-
Locais com alto risco de incêndio
Por mais que fábricas tenham um alto risco de incêndio, elas não são os únicos locais com esse perfil. Postos de gasolina são um bom exemplo disso: devido à manipulação de fluidos inflamáveis (gasolina e álcool), qualquer descuido pode causar chamas. Isso, por sua vez, os torna excelentes candidatos a receber a tinta intumescente.
Vale ressaltar que, por mais que elas, normalmente, sejam colocadas nas paredes, nada impede que essa solução seja usada para proteger outras partes da estrutura.
É o caso, por exemplo, dos perfilados metálicos: como eles tendem a se fundir quando expostos a altas temperaturas, a tinta intumescente pode ser de grande ajuda para evitar danos mais extensivos a elas.
-
Instalações elétricas
Eletrodomésticos, iluminação doméstica e eletroportáteis. Atualmente, boa parte dos equipamentos usados em nosso cotidiano dependem de energia elétrica para funcionar – e, consequentemente, a sociedade, de modo geral, também precisa.
Por conta disso, é comum que, ao projetar instalações elétricas, os profissionais responsáveis pela tarefa façam uso de objetos para proteger fios e cabos, como um eletroduto galvanizado: trata-se de uma espécie de tubo, que, por sua vez, protege a fiação de danos.
Para evitar maiores problemas durante incêndios, recomenda-se fortemente aplicar a tinta intumescente a tais tubos.
Desse modo, em caso de fogo, eles resistirão melhor às altas temperaturas, o que, por sua vez, pode evitar que as chamas se alimentem das instalações elétricas e se alastram por todo o local.
-
Estruturas de madeira
Muitas pessoas têm muito receio em construir imóveis de madeira. Em boa parte das vezes, o temor vem do fogo: esse é um material extremamente inflamável, que é tomado rapidamente pelas chamas.
O que nem todos sabem é que, assim como no caso da emenda para eletrocalha e de outros objetos metálicos, a tinta intumescente também pode ser aplicada na madeira. Assim, caso aconteça algum incêndio, o material ficará mais protegido, reduzindo a extensão dos danos às estruturas.