A área industrial possui muita importância para a sociedade, pois as diversas empresas da área são as responsáveis pela produção de mercadorias e serviços utilizados pelos indivíduos no dia a dia.
O crescimento econômico e a geração de empregos também acontece graças a demanda dos clientes. Do mesmo modo, os investimentos em contratação e a compra de equipamentos podem render ótimos resultados para a empresa.
Os métodos e a produção na indústria são complementares, ou seja, podem ser interligados mesmo em áreas diferentes. Dessa forma, ter um tempo para analisar as melhores máquinas e ferramentas disponíveis no mercado e ter uma matéria-prima de qualidade podem ajudar a conquistar um desempenho satisfatório na produção.
A questão de ter um espaço que seja suficiente para acomodar o maquinário sem problemas e que permita conforto ao colaborador é muito importante para evitar problemas e atrasos que possam comprometer a produtividade e, consequentemente, os pedidos dos clientes.
Quanto mais condições as empresas oferecem aos seus funcionários, mais seguros eles se sentem e assim podem dar o melhor de si durante o expediente de trabalho.
Equipamentos importantes na produção industrial
A utilização de produtos pneumáticos é muito comum nas atividades produtivas da indústria e fora das fábricas, em atividades do dia a dia.
Na prática, as máquinas com funcionamento pneumático fazem o uso do ar comprimido e gases pressurizados para a execução das tarefas.
Os itens mais usados nas empresas e que funcionam dessa forma são os cilindros, compressores, reguladores, conexões, amortecedores de mola gás, tubos, válvulas, fixadores e filtros.
Além disso, para a fabricação de equipamentos como a parafusadeira, esmerilhadeira, furadeira e ferramentas rotativas, os produtos pneumáticos são muito úteis para agregar qualidade ao item e otimizar o tempo.
Do mesmo modo, uma gancheira fixa, por exemplo, é uma peça fundamental para o funcionamento das indústrias, principalmente aquelas que trabalham com fundição, usinagem e revestimento de peças.
Isso ocorre porque tal ferramenta é utilizada para fixar as peças que serão trabalhadas, facilitando a realização dos serviços de usinagem, por exemplo.
Por ter grande importância, os cuidados constantes com o componente pode ajudar os indivíduos a terem um bom desempenho.
O posicionamento desta peça é feito de modo a facilitar a utilização de outras ferramentas, permitindo o acesso à peça que precisa ser moldada. Ela possui um excelente custo-benefício e instalação fácil.
Serviços de manutenções essenciais na indústria
Os trabalhos de manutenção tem muita importância para as empresas, pois quanto melhor for o desempenho das máquinas, mais rápida será a produtividade em larga escala.
A manutencao industrial é definida como um conjunto de métodos que ajudam na restauração de um componente, equipamento, máquina, peça ou sistema, estabelecendo as suas funções operacionais com qualidade e segurança.
Assim, as manutenções têm um papel estratégico nas empresas, auxiliando na produtividade.
Os tipos de manutenção mais executados no ambiente laboral são:
- Corretiva planejada e não planejada;
- Preventiva;
- Detectiva;
- Preditiva.
Esses serviços ajudam as áreas de mecânica, automação e elétrica a terem os seus padrões de eficiência restabelecidos e, com isso, a jornada de trabalho nas indústrias de diferentes portes pode ocorrer com seguridade.
Uma manutenção elétrica industrial é um processo muito importante para manter a distribuição de energia em ordem, evitando paradas inesperadas das máquinas durante o uso e até acidentes envolvendo a eletricidade.
A presença de um eletricista experiente para fazer uma análise dos painéis elétricos, subestações, quadros e componentes, verificando o estado de conservação e onde está o problema é necessário e de suma importância nesse contexto.
Com os trabalhos do profissional da área elétrica, o maquinário da empresa terá a alimentação de energia adequada para o funcionamento.
Dessa forma, o eletricista é uma peça-chave para o sucesso das companhias da área industrial. Para isso, no entanto, pesquisar referências dos melhores técnicos elétricos no mercado é uma solução para garantir a qualidade nas atividades.
A inspeção de máquinas e ferramentas é outra parte importante da manutenção.
Além disso, as áreas e companhias que fazem uso dos compressores e tanques pressurizados também precisam ter um laudo compressor, relatório que mostra as dimensões dos itens.
Máquinas que tenham cilindros também devem ter esse laudo. Por isso, os profissionais de engenharia realizam:
- Inspeção visual das soldas;
- Teste hidrostático;
- Ultrassom;
- Ensaios não destrutivos nos cilindros.
Aos analisar esses pontos, os engenheiros elaboram um laudo sobre as condições dos equipamentos e determinam um período para a próxima manutenção, que pode variar de 1 a 4 anos.
Portanto, os investimentos em equipamentos industriais de qualidade são o segredo para ter um bom desempenho na produção e assim atender as demandas dos clientes com segurança e rapidez.