tração

Peças de indústrias para tração e ensaio

É a partir da indústria que vários elementos são confeccionados para fazer parte do cotidiano da sociedade. Dentre as peças, existem aquelas que necessitam de tração, que é um elemento que garante maior estabilidade ao objeto.

Geralmente, esse processo está mais associado a fios e cordas e pode está presente em máquinas que necessitem de algum tipo de elevação ou que precisam subir em um local elevado, sem que ocorra uma pressão intensa do motor.

Com isso, nesse processo ocorre uma distribuição de formas de forma perpendicular. A tração é aplicada principalmente em rodas e é sobre isso que esse artigo versará.

Roda: criação, usabilidade e tração

Existe uma estimativa de que a roda foi inventada há cerca de 6 mil anos, na Ásia, na região mesopotâmica. Isso foi uma invenção bastante revolucionária por ajudar tanto no transporte de materiais como para favorecer a comunicação.

A ideia do seu surgimento é que muitos povos, por exemplo, egípcios acrescentavam uma massa de pedras quando desejavam que esse material corresse melhor por um determinado terreno.

Depois de um tempo, começaram a surgir veículos com rodas para serem puxados por bois, facilitando o transporte de peças. Estima-se que inicialmente a roda era feita de madeira pesada e compacta, e depois foram avançando, acoplando pregos de cobre, e materiais metálicos.

Com o avanço da tecnologia, existem vários tipos de roda, por exemplo, a roda de ferro, e no caso de veículos, elas são metálicas e estão acopladas aos pneus, para evitar atrito intenso no metal.

É sobre esse material que também pode ser aplicada a tração, essa força que é aplicada na roda. No caso dos famosos veículos 4×4, a tração é aplicada sobre as quatro rodas favorecendo seu funcionamento.

E não são apenas veículos tradicionais que realizam o uso da roda, como carros e motos, por exemplo, mas é comum verificar também a presença de equipamentos agrícolas ou peças do ramo da construção civil, como é o caso do trator.

Com grande capacidade de desempenhar um serviço com alta qualidade em uma obra ou em campo, o uso dessa máquina é totalmente tracionado e oferece maior estabilidade ao seu operador.

Já existem alguns modelos mais avançados que funcionam de forma automatizada, não necessitando a presença de um operador, e sim uma programação.

Ainda sobre o uso das rodas em meios de transporte, podemos citar também o uso da bicicleta e forma mais diferenciada, do patins ou patinete.

Outros tipos de roda

Além das rodas indicadas para veículos no uso da tração, é possível identificar também o uso de rodas para promover acessibilidades para pessoas que são portadoras de algum tipo de deficiência de locomoção, como é o caso da cadeira de rodas.

Esse tipo de elemento também é metálico, feito com material resistente e com maior capacidade de suportar o impacto. Já existem cadeiras que são automatizadas também, exigindo menor esforço físico em sua locomoção.

Outro detalhe importante é que existem outras aplicações da roda, inclusive no ambiente industrial, com o uso de roldanas, por exemplo, para o transporte. Um tipo de roda é a Roda Motriz, que fica na parte traseira de um conjunto, suportando o peso de uma máquina.

Com isso, seu desgaste e atrito tornam-se maiores. Esse sistema é composto por algumas peças, por exemplo:

  • Correntes;
  • Pinos;
  • Trilhos;
  • Buchas.

Esse tipo de roda pode estar presente também em maquinários, por exemplo, em máquinas que atuam no recolhimento de cana.

É importante que essa peça seja verificada nos procedimentos de manutenção, exatamente pelo desgaste que podem sofrer com o passar do tempo. Vale destacar também que essa roda consegue receber a força do motor, fazendo com que a roda guia seja ativada.

Aliado a esses procedimentos é importante destacar também o uso de Peças para bobcat, que geralmente podem ser conhecidos como filtro, pneus, lamina, aços, corrente, nylon e até mesmo, um motor hidráulico.

Essas peças podem atuar no processo de engrenagem que atua no funcionamento da máquina e também precisam de supervisão e monitoria.

Inovação dos processos tecnológicos

Tanto na utilização de rodas como de vários processos dentro da indústria, a automação industrial nos processos de produção representam o avanço da tecnologia.

Essas máquinas são controladas por um controlador lógico programável, que é considerado como um CLP.

Um modelo de CLP é o clp com ihm, que depende da sua lógica de programação. Um dos objetivos do uso de sistemas dentro desse controle, é realizar uma integração, que gere redução de custos, precisão e segurança nos processos.