Peças

Peças industriais passam por tratamento de usinagem

Todo processo de transformação de peças de metal em um material com um objetivo de funcionamento passa pela usinagem. O processo consiste na alteração de formatos e aparências de um produto, utilizando técnicas empregadas na indústria há muito tempo.

Aliás, a usinagem está presente na história da humanidade desde os princípios da história, com a transformação de lascas de pedra e metal em ferramentas para caça e pesca.

No período medieval, a transformação de metal em diferentes equipamentos, como armaduras, espadas e escudos, assim como na criação de rolamentos para erguer e baixar portões de segurança dos castelos, foram graças ao emprego da usinagem.

Atualmente, a produção de diferentes equipamentos passam por oficinas industriais de usinagem, utilizando diferentes processo de produção, com a aplicação de fundição e moldagem no metal.

Com a ampla utilidade, a usinagem permite a criação de pequenos objetos, como porcas e parafusos, bem como a transformação de blocos de metal em ferramentas e máquinas, além de componentes presentes nas linhas de montagem de veículos, como carros, motos, aviões, navios e ônibus espaciais.

Especialização permite atender diferentes setores

As empresas de usinagem em SP utilizam a usinagem na metalurgia, com diferentes processos que permitem formatar peças de metal em variadas formas e acabamentos.

Divididas em algumas técnicas básicas, a aplicação em conjunto permite a criação de produtos presentes no dia a dia das pessoas.

Para compreender melhor, podemos destacar as principais delas como sendo:

  • Torneamento por movimento de translação;
  • Fresamento com ferramenta de corte;
  • Furação em movimento rotacional e deslocamento linear;
  • Retificação, acabamento e polimento de peças.

Para cada processo, são utilizadas técnicas apropriadas para cada etapa, que ainda pode contar com métodos diferenciados, em uma escala maior de produção.

A fabricação de peças usinadas atendem tipos de setores industriais distintos, podendo servir até mesmo para a criação de objetos específicos, com o acabamento de peças metálicas com uma aparência bem-acabada e instalação eficiente.

De maneira geral, o complemento pode ser concluído e montado para a disponibilidade do mercado consumidor.

Tecnologia permite maior abrangência mercadológica nas peças

Mesmo sendo um trabalho presente há séculos na história da humanidade, a usinagem também acompanha o desenvolvimento tecnológico, em diferentes cenários de aplicação.

Prova disso é a presença do torno CNC automático, que permite a criação de peças em escala industrial, a partir de sistemas de programação computadorizada nas ferramentas de usinagem.

Apesar da possibilidade de trabalho com diferentes materiais, este tipo de dispositivo é voltado para a produção de peças metálicas.

A formatação mais comum engloba a inclusão de seis eixos, que permitem o trabalho do torno em seis pedaços metálicos ao mesmo tempo.

Assim como nos tornos mecânicos, as operações permitem a inclusão de outras peças e opção que tenham a necessidade de implementação de ferramentas, como parafusos e brocas.

Dessa forma, o serviço de mandrilhadora pode ser aplicada para aumentar um furo ou melhorar a qualidade de um furo já existente.

Os diâmetros podem ser aumentados, de maneira precisa e com desbaste da peça apenas em uma área de atuação, sem prejuízo a outras partes da peça finalizada.

Usinagem aplicada em obras da construção civil

Os setores industriais são beneficiados de diversas maneiras com a aplicação da usinagem americana em projetos e construções de peças de atuação em diferentes áreas.

No entanto, a construção civil também precisa da aplicação deste tipo de trabalho, em diferentes frentes dos canteiros de obras.

A atividade de corte e dobra de aço dentro da construção civil pode ser realizada com equipamentos de usinagem, proporcionando um trabalho ágil e seguro.

No processo final, o impacto será positivo, pois a qualidade das estruturas está intimamente ligada aos torneamentos, furos, desbastes e refinamentos das peças, com a eliminação de qualquer tipo de risco nos projetos desenvolvidos para a aplicação na construção civil.

As empresas construtoras de galpões entregam serviços de grande porte, que podem ser produzidos a partir de estruturas metálicas, que dependem da usinagem para que tudo possa se encaixar com perfeição.

A garantia de segurança é reflexo do uso de aço em todos os pontos de sustentação dos galpões, já que a usinagem permite que os formatos e dimensões sejam aplicados de maneira exata, conforme o projeto apresentado.

Mesmo com todos os processos de adaptação possibilitados pela engenharia e arquitetura aplicada, as especificações são preparadas de maneira precisa, por meio de tornos e furadeiras.