A indústria investe continuamente em tecnologia e evoluiu muito com o passar do tempo, após a Primeira Revolução Industrial. Por meio do uso de equipamentos, é possível produzir mais e melhor, além de garantir muito mais qualidade para o produto final e segurança para os trabalhadores.
Mas você conhece todos os equipamentos industriais e para quê eles servem? É claro que um único artigo não é suficiente para falar de todos eles, mas podemos falar sobre alguns equipamentos bastante utilizados, além de falar sobre alguns processo também.
Se você tem dúvidas ou curiosidades, confira o que este artigo traz para você.
A importância dos processos industriais
Existem diversos processos industriais que são adotados a fim de beneficiar o que é produzido, bem como equipamentos que são utilizados para essa produção.
Um desses procedimentos é conhecido como ensaio de estanqueidade, e tem como função inspecionar, em primeira estância, a localização de um vazamento, seja este de fluidos gasoso ou líquido.
Além de identificar o vazamento, esse processo também identifica a quantidade desse problema nos sistemas que operam sob pressão positiva ou a vácuo. Esses vazamentos podem ocorrer em:
- Juntas soldadas;
- Juntas brasadas;
- Juntas coladas;
- Válvulas;
- Selos de vedação;
- Conexões.
O vazamento também pode ocorrer em outros pontos, mas o ensaio consegue identificar onde quer que esteja ocorrendo.
Além desse procedimento, outro muito importante é o alinhamento de eixos a laser. Pelo fato de as máquinas rotativas sofrerem desalinhamento com o tempo, é necessário realizar esse procedimento para que elas permaneçam corretamente alinhadas.
Esse processo deve ser realizado regularmente, pois além de manter o perfeito funcionamento dos equipamentos, reduz consideravelmente os custos com manutenção.
Mas os métodos de alinhamentos comuns são muito morosos se comparados com o alinhamento a laser, pois ele oferece vantagens como:
- Menor consumo de energia;
- Menor desgaste dos rolamentos;
- Ausência de temperaturas elevadas;
- Diminuição de vibrações;
- Redução de danos.
Voltado para a conservação das máquinas rotativas, esse processo é fundamental para garantir o bom funcionamento destas. Previne, também, o risco de manutenção corretiva que demanda muito mais gastos, além de comprometer os processos de produção.
Visando melhorar ainda mais esse processos e o funcionamento de máquinas, a automação industrial é uma realidade que facilita os processos industriais, tornando-o muito mais inteligente.
Isso acontece por meio do controle das máquinas usadas pela indústria, por meio de um computador que comanda o que cada equipamento executa e deve executar.
Isso não apenas facilita o comanda das máquinas, como também oferece ainda mais qualidade ao que é produzido e traz mais segurança para operadores e empresas.
Diversos equipamentos podem ser utilizados nesse processo e são conhecidos como CLP Industrial. Esta é uma sigla para Programmable Logic Controller, em português “Controlador Lógico Programável”.
Ele é usado para controlar de forma automática as funções de todo o maquinário envolvido em um processo de produção industrial, dispensando o contato humano. Esse dispositivo possui uma memória interna que é programável, utilizada para configurar, gerenciar e executar as tarefas de máquina para máquina, ou M 2 M.
A automatização da indústria precisa contar com um cérebro, no caso, esse dispositivo, que dirá ao maquinário quando deve ligar, desligar e o que precisa fazer.
Trata-se de uma das tecnologias mais utilizadas desde o início da automatização industrial e é considerado um verdadeiro cérebro do funcionamento industrial. Possui a capacidade de controlar diversos equipamentos ao mesmo tempo, ou seja, de fato facilita os processos industriais, trazendo muito mais comodidade e facilidade.
Mas além desses recursos, a indústria conta com mais um equipamento, veja mais sobre ele no próximo tópico.
O uso do inversor de frequência na indústria
O inversor de frequencia é um tipo de controlador que aciona um motor elétrico, ao mesmo tempo em que varia a sua frequência e a tensão que lhe é fornecida.
Isso tem o objetivo de controlar tanto a velocidade quanto a potência consumidas. Além de possibilitar um melhor controle do torque e da velocidade, melhora o aproveitamento de energia e aumenta a segurança.
Independentemente de qual seja o equipamento ou procedimento utilizado pela indústria, ele sempre irá visar a melhoria das condições de trabalho, a qualidade do que é fabricado e a fabricação em quantidades suficientes.
Isso é mais do que investir em tecnologia e cuidados, é um sinal de preocupação e respeito para com o consumidor por parte da indústria.