peças

Processo de finalização das peças na indústria

As atividades industriais que as empresas realizam diariamente são fundamentais para o funcionamento da sociedade. As mercadorias, peças e serviços que as firmas elaboram ajudam as pessoas em várias tarefas no seu dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou residencial.

A produção de mercadorias é um processo muito comum em muitas empresas de pequeno, médio ou grande porte na indústria.

Os processos produtivos necessitam de equipamentos, ferramentas e máquinas que ajudam os funcionários na execução das suas atividades.

Por este motivo, pesquisar os modelos e opções que os estabelecimentos especializados em máquinas possui, é uma forma de conseguir escolher um maquinário de qualidade com base nas necessidades na sua empresa.

A relevância das máquinas e as suas funções nos processos produtivos de peças

Ter as máquinas de boa procedência é o segredo para um caminho de sucesso, mas, ter colaboradores preparados e com experiência é um verdadeiro trunfo para ótimos resultados, pois, com o conhecimento e capacidade deles é possível ter um aproveitamento satisfatório das máquinas.

Além de evitar problemas de desperdício de insumos, atrasos na produtividade, retrabalhos, falhas humanas e danos ao maquinário.

Com as máquinas corretas, aplicar algumas técnicas nos processos produtivos é uma maneira de inovar e ter as mercadorias com qualidade para os clientes.

A usinagem é um procedimento que consiste em transformar uma matéria-prima em uma peça usando as máquinas-ferramentas. Essa técnica é muito utilizada em vários serviços na indústria, desde a produção de peças para o setor automotivo e outras áreas até em uma cópia de chave.

A usinagem de peças pequenas, médias ou grandes é um serviço com baixo custo, graças a vantagem de conseguir transformar um bloco sólido de matéria-prima em peças essenciais em vários segmentos. Outra função que a usinagem possui é a de acabamento e reparo em acessórios metálicos e outros materiais.

Os setores que são abastecidos com peças feitas por usinagem são:

  • Automotivo;
  • Aeroespacial;
  • Eletrônica;
  • Eletrodomésticos.

Essas áreas usam inúmeras peças e outros componentes que ajudam na produção de produtos e estruturas desses segmentos.

Tipos de usinagem

No universo da usinagem existem duas formas de conseguir realizar a produção que são a usinagem de precisão, onde são usadas as máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado), assim o funcionário consegue programar a quantidade de peças a serem feitas e em quanto tempo, fator que ajuda a evitar problemas de desperdício e atraso na produção.

A usinagem mecânica é o procedimento muito conhecido e realizado nas empresas, que necessita de uma máquina e um profissional com experiência para operá-la. Os processos dessa técnica são:

  • Aplainamento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Furação;
  • Fresamento;
  • Mandrilhamento;
  • Retificação;
  • Serramento;
  • Torneamento.

Retificar é um procedimento de deixar uma peça plana, reta, ajudando no corrigir danos e melhorando a produção de peças. Retificar motores, serviço muito comum que consiste em realinhar e condicionar o funcionamento dos motores.

Esse é apenas um exemplo em que a retificação é usada. Para fazer as tarefas, é importante ter o maquinário adequado, ou seja, uma retifica.

No mercado existem vários modelos de retifica: cilíndricas, planas, centerless (sem centros) e uma micro retifica, item portátil e de fácil manuseio.

Pesquisar nos estabelecimentos comerciais os valores e opções disponíveis é muito importante para conseguir os resultados almejados na empresa, além do custo-benefício que ajuda no orçamento financeiro.

O torneamento é o processo de usinagem que está relacionado a fabricação de peças cilíndricas. Para conseguir o formato ideal é necessário a presença de uma máquina para a moldagem, por exemplo, um torno mecânico, uma dos equipamentos mais importantes nas empresas que realizam a usinagem.

Com os giros rápidos e com alta potência o torno consegue transformar uma matéria-prima bruta em uma peça com formato cilíndrico.

Procedimentos diferenciados na usinagem das peças

A usinagem é muito executada nas empresas industriais, mas, não é o único processo. A soldagem é um serviço de união de peças ou materiais similares entre si e que depois da aplicação de solda ficam ligados permanente.

Uma solda exotérmica é o resultado de uma fusão molecular permanente de materiais, o que proporciona alta resistência a agentes químicos e mecânicos. Esse processo de soldagem é muito usado nas indústrias nos serviços de condutores elétricos e sistemas de aterramento.

Uma peça muito importante na indústria é o calibrador de rosca tipo anel, que ajuda a mensurar os padrões que as roscas possuem, conseguindo fazer medicação em milímetros, angulações e polegadas.

Isto posto, investimentos em máquinas e técnicas de produção é o caminho para diversificar as formas de fabricação das mercadorias da empresa e assim garantir qualidade, otimização de tempo e ótimos resultados ao proprietário da firma.