As indústrias e fábricas, para terem seus produtos e máquinas definidas, precisam ter processos de transformação de matéria-prima para os produtos e peças. Esse processo é aplicado em ferramentas gerais e é chamado de usinagem.
A usinagem é um tipo de fabricação de peças ou ferramentas de metal. De forma geral, os processos utilizados durante a usinagem servem para alteração de aparências e também de um produto.
A usinagem também é um processo que substituiu outras metodologias industriais de fabricação de peças, como a moldagem e também a fundição.
A usinagem garante peças com mais precisão e também com mais detalhes. Uma das formas de usinagem utiliza o torno mecânico, mas há outras formas de usabilidade para a produção dessas peças de metal.
Na usinagem comum, podem ser utilizados quatro tipos de técnicas. São elas:
- Perfuração;
- Torneamento;
- Fresagem;
- Moagem.
A perfuração é feita para furar as peças de metal e produzir diferentes tipos de peças. Já o torneamento faz com que possa ser feito a modelagem da peça, enquanto a matéria-prima gira por um eixo, conhecido como torno.
A fresagem, por sua vez, é feita com a fresadora, que ajuda a cortar o material metálico e então fazer a moldagem de uma peça.
Tipos de usinagem: a usinagem de precisão
Há diversos tipos de usinagem, como aquelas feitas por meio de um controle numérico, chamado de serviços de usinagem CNC.
Entretanto, antes de falarmos da usinagem CNC, temos de entender como funciona a usinagem de precisão, que serve para a formação de peças muito precisas e que fogem do tipo comum feito com tornos mecânicos.
Dentre os tipos de usinagem de precisão temos:
1. Usinagem de precisão química
Esse tipo de usinagem é affeita por meio de processos químicos, como a gravura no metal e acabamento, além da chamada foto-usinagem (PCM).
Esse tipo de usinagem é muito usado entre ligas de metal, produzindo protótipos, malhas de rastreio e também de transdutores lineares.
A usinagem química é usada em alguns casos por empresas de ferramentaria, para produção de ferramentas precisas.
2. Processos de usinagem de eletro erosão
A usinagem de eletro erosão por sua vez faz a utilização de descargas elétricas como um meio para dar a composição da peça. Há dois subtipos de usinagem de eletro erosão que é a penetração e a fio.
A usinagem de eletro erosão de penetração é feita com uma descarga elétrica por meio de uma fonte primária.
Esse tipo de descarga elétrica se conduz por um eletrodo dentro de uma peça submersa em um tipo de fluido isolante. Essa descarga elétrica gera faíscas e então produz a usinagem.
Já a usinagem de eletro erosão por fio acontece por meio de um fio de bronze imersa em um tipo de fluido dielétrico, fazendo com se conecte a fonte de energia, induzindo a chamada descarga elétrica.
A usinagem de eletro erosão é feita para formação de tomada de bronze ou então para protótipos de peças específicas, como na indústria automobilística, que precisa de peças complexas e com baixo esforço residual.
3. Usinagem de precisão a laser
É uma forma de usinagem não convencional na qual o material é fundido ou então vaporizado por meio de um tipo de laser, com um tipo de feixe estreito de luz monocromática intensa, com cargas elevados de energia.
4. Usinagem de precisão a plasma
Esse tipo de usinagem é feita por meio de um gás ionizado em grandes temperaturas. Esse gás é chamado plasma, que é uma coleção de diversas partículas carregadas.
O plasma diverge de outros elementos por ser um condutor de eletricidade. Esse tipo de usinagem faz corte mais complexos e precisos em menor quantidade de tempo.
Processos de usinagem por CNC
A usinagem por CNC se caracteriza por diversos tipos de usinagem feitos por meio de um controlador numérico. Ou seja, por meio de uma linha de códigos controlados por computador. A usinagem CNC também é chamada de usinagem 3d.
Todas as peças de usinagem CNC são feitas em computador e testadas antes do início da produção em massa. Isso acontece porque a usinagem 3D faz com que os protótipos sejam feitos antes, por meio de um tipo de sistema exclusivo e único.
Os processos de usinagem por sua vez são essenciais para que as indústrias fabriquem peças sem falhas, permitindo que haja qualidade, segurança e firmeza em todos os processos.