Uma indústria possui diversos setores com demandas diferentes, desde o descarregamento e carregamento de estoques com plataforma elevatória até a manutenção de equipamentos e máquinas de grande porte. A essa dinâmica que ocorre dentro de uma indústria, nós chamamos de processos industriais.
Um processo industrial corresponde a uma metodologia ou ação que é emprega na indústria a fim de garantir que seu desenvolvimento não tenha contratempos, ou se acontecer, a sua solução seja rápida.
Além disso, um processo industrial vem para manter as operações que criam, fabricam ou transformam diferentes produtos.
Existem alguns processos industriais muito importantes e que serão tratados nesse artigo.
Processo industrial de usinagem pesada
O processo de usinagem é uma velha conhecida da indústria e isso acontece por diversos motivos, o principal deles é que a usinagem é a fabricação de peças em metal de maneira precisa.
Entretanto, nem sempre o serviço de usinagem conseguia atender todas as demandas da indústrias, principalmente aquelas que necessitavam de peças para grandes máquinas.
É então que surge o serviço de usinagem pesada que consiste em uma técnica de usinagem que atende a públicos muito específicos como as indústrias que precisam de grandes peças e peças complexas.
A usinagem pesada pode tanto fabricar peças por meio de um bloco único de matéria-prima, como para realizar manutenção e reparos em peças projetadas e criadas.
São alguns processos de usinagem pesada:
- Serramento;
- Torneamento;
- Fresamento;
- Eletroerosão.
Automação industrial
A automação industrial é um dos principais processos industriais contemporâneos. Unindo tecnologia e engenharia, foram sendo desenvolvidos máquinas que ajudavam a aumentar a produção além de criar serviços com qualidade e segurança.
Entretanto, há sempre uma confusão entre automação industrial e mecanização.
A Mecanização é quando uma máquina simplesmente substitui a ação do homem. Assim, se antes precisava de dois homens para apertar parafusos, agora vai precisar de uma máquina para apertar todos os parafusos.
Já a automação é um processo um pouco mais complexo, pois constitui na concepção de um sistema inteligente que consegue integrar homens e máquinas para um desempenho mais eficiente, produtivo e seguro.
Uma das formas principais de automação é a automação industrial CLP.
O que é a automação industrial CLP?
A automação industrial CLP é um sistema de automação de processos que consiste na utilização de um computador que atende funções específicas, esse computador é o CLP. Vale destacar neste ponto que CLP significa Controlador Lógico Programável.
Ou seja, o CLP é o cérebro do processo, que indica ao sistema o que é necessário fazer.
Para elucidarmos melhor, imagine uma mesa elevatória de carros dentro de uma montadora. A função dessa mesa é elevar o carro a diversos andares acima ou abaixo da fábrica. O movimento de subir e descer é feito automaticamente.
Mas, como a mesa identificará que tem um carro em cima dela para poder subir ou descer? Ou que momento a mesa vai parar de subir? Ou então, o que fará com que ela não suba demais, gerando danos?
Bom a resposta é: um sistema de programação que indica a posição, quando se deve subir, quando o carro já está em cima da plataforma e assim por diante. Portanto, o CLP é uma central que auxilia nesse processo.
O CLP serve para automatizar máquinas, fazer automação de geradores de energia, computadores e assim por diante. Não é o único sistema de programação, mas sem dúvida é um dos principais.
São muitos as vantagens da utilização de um CLP dentro do sistema de automação industrial, primeiro porque ajuda os processos industriais, resultando em uma grande economia. Entretanto há outras vantagens como:
- Aumento da produtividade;
- Maior segurança elétrica (já que protege os inversor de frequencia)
- Facilidade na manutenção;
- Maior confiabilidade;
- Elaboração de projetos de forma mais rápida;
- Melhoramento na qualidade do produto final;
- Redução do consumo de energia;
Todos esses processos industriais visam, primordialmente, o pleno funcionamento fabril, permitindo que a indústria consiga manter sua produção e também aumentá-la de forma eficiente e segura.
Os processos como o de usinagem pesada são sempre feitos juntos ao cronograma de manutenções para que, assim, a indústria não venha parar.
Desse modo, a automação vem para dar a fábrica uma maior expressão com relação a produção, teste de qualidade, confiabilidade e principalmente tecnologia nos processos industriais.