As indústrias possuem uma diversidade de processos e ações que necessitam de materiais apropriados para sua execução. Esses materiais vão garantir que a qualidade seja mantida, oferecendo um resultado final mais aperfeiçoado, assim como a borracha.
Os mais diferentes tipos de matérias-primas são derivados de origens minerais, animais ou vegetais. Por isso, os maiores exemplos são a madeira, o ferro, o algodão, o gesso ou a borracha, além de outros tipos.
Dos tipos citados, certamente a borracha é um dos mais interessantes. A borracha é extraída de uma árvore de origem brasileira, chamada seringueira.
A colheita pode iniciar após cinco anos de idade da árvore, sendo possível colher o material de uma mesma seringueira por cerca de 25 anos.
A principal fonte dessa borracha natural é a Ásia, responsável por quase 90% de toda a produção mundial, já que o clima local com chuvas fortes e sem geadas é necessário para cultivar as seringueiras.
Vale destacar que as geadas comprometem a qualidade das borrachas extraídas, fornecendo um material de pouca qualidade após o processo industrial. Por isso, o cultivo dessa árvore é bastante específico.
Produtos feitos com borracha
A borracha é um material interessante que fornece uma infinidade de possibilidades na fabricação de itens.
Os produtos moldados em borracha, incluindo alguns que necessitam de acabamentos, podem ser usados em aplicações industriais, tal como o revestimento de borracha em cilindros e aplicações domésticas, tal como as luvas utilizadas para limpeza.
Além disso, os maiores consumidores de borracha são os fabricantes de pneus e tubos, seguidos pelos produtos gerais, como calçados ou itens de academia.
Outros usos significativos são produtos como mangueira, correia, piso, luva médica, tapete de borracha e muito mais.
A borracha também é usada como adesivos em muitos produtos e aplicações industriais. Os produtos de borracha assumem diversas formas e formatos e são empregados em milhares de aplicações.
O uso de artefatos de borracha em sistemas hidráulicos também é um bom exemplo. Os anéis servem como um importante vedador, impedindo vazamentos e garantindo um bom fechamento do sistema. Esse tipo de produto é facilmente encontrado em estabelecimentos como casa das borrachas ou lojas de materiais hidráulicos.
Borracha natural ou borracha sintética?
Existem dois tipos de borracha: natural e sintética.
A borracha natural é conhecida há muito tempo, mas tornou-se valiosa apenas com o desenvolvimento da vulcanização (aquecimento na presença de enxofre) por Charles Goodyear.
O processo de vulcanização torna a borracha natural uma substância mais modelável e macia e torna o material muito mais elástico e coerente
Algumas propriedades da borracha natural incluem:
- Facilidade de processamento;
- Excelente desempenho dinâmico com baixa perda de composição;
- Boas propriedades de manutenção da temperatura;
- Capacidade de unir peças metálicas;
- Alta resistência a rasgos e abrasão;
- Bom desempenho dinâmico;
- Baixo nível de amolecimento.
A qualidade do látex varia e depende diretamente da área geográfica, do clima e do tipo de solo em que a seringueira é plantada.
Por isso, é produzido em grande escala nos países da Ásia, que possuem condições climáticas mais favoráveis do que outros países.
Borrachas sintéticas são feitas em plantas químicas por polimerização, produzidas artificialmente. As matérias-primas para a produção de borrachas sintéticas são obtidas principalmente como subprodutos derivados de petróleo bruto.
A borracha sintética é mais fácil de produzir do que a borracha natural e possui uma gama ampla de aplicações.
Algumas das borrachas sintéticas mais importantes são:
- Butadieno;
- Estireno;
- Neopreno;
- Polissulfureto;
- Nitrilo;
- Borracha butílica;
- Silicone.
Ao contrário da borracha natural, as propriedades destas borrachas podem ser fabricadas de acordo com o requisito final, por meio da aplicação de várias técnicas de química de polímeros.
Um exemplo de produtos fabricados com o uso de borracha sintética é o perfil de borracha, utilizado para vedação de fornos, proteção de fios elétricos, acabamento de janelas e em outras aplicações.
Devido às suas muitas características como elasticidade, resistência e tenacidade, a borracha é usada para fabricar muitos produtos para setores como transporte, produtos industriais, produtos de consumo, setores higiênico e médico.
Quer seja a borracha natural ou a sintética, características comuns entre elas permitem os mais variados usos, que vão desde revestimento de borracha em pisos, paredes, peças ou piscinas até os produtos de uso comum, tais como brinquedos, materiais escolares, ferramentas ou outros itens.
Por isso, a borracha é uma das matérias-primas mais versáteis, possibilitando a criação e utilização em uma variedade de aplicações e oferecendo praticidade e conforto nas rotinas industriais ou domésticas.