O ramo industrial possui grande importância e influência na economia de um país, por todos os processos envolvidos. Se ela não vai bem, toda a economia sofre consequências. Se vai bem, a economia por consequência, avança.
Além disso, o setor industrial é o principal gerador de empregos, sendo um dos mais importantes alicerces de evolução da sociedade.
Evolução industrial: Etapas e desenvolvimento
A atividade industrial é um dos principais intermediários de evolução do espaço geográfico na sociedade, já que ela acarreta diversos efeitos em relação ao crescimento urbano. Isso quer dizer que, os tipos de produção afetam diretamente a natureza e as pessoas.
O crescimento da industrialização marca a modernidade, já que ela está em constante desenvolvimento. Com isso, cada vez mais a sociedade evolui nesse ponto.
Mas para entender o impacto industrial, é importante entender um pouco do processo que ocorreu para chegar no cenário atual. Ao longo dos anos, a indústria passou por diversas etapas de transformações.
A fase pré industrial, também conhecida como atividades artesanais, marcou a fase inicial do que seria hoje o mundo industrial.
Nesse período se concentrava a figura dos artesãos, que elaboravam, desenvolviam, criavam e comercializavam seus produtos nas cidades.
Após esse período, as primeiras indústrias surgiram através da manufatura. Isso quer dizer que nessa etapa, os trabalhos eram todos feitos de forma manual. Os funcionários contavam com o auxílio de máquinas muito simples.
Desenvolviam divisão de tarefas, o que formou as classes trabalhadoras (modelo que segue até o ano atual). Esse período contribuiu diretamente para o modelo atual de indústrias, conhecido como automação industrial (sistemas automáticos).
A partir do momento em que se definiu as classes trabalhadoras, iniciou-se a fase industrial. Esse momento é marcado no início da primeira revolução industrial, onde algumas máquinas foram criadas, sendo capazes de intensificar a produção na escala dos trabalhadores.
Após a segunda e terceira revolução industrial, começou o período pós-industrial. Esse período é marcado pelo deslocamento do emprego ao setor terciário, ou seja, as pessoas passaram a:
- Terceirizar a economia;
- Praticar a inserção em comércios e serviços;
- Desenvolver estruturas de máquinas tecnológicas;
- Aumentar os meios de produção em tempo e escala.
Atualidade: Tipos de indústrias e máquinas importantes para os processos industriais
Com a evolução industrial, muitas tecnologias foram incorporadas até o cenário atual. Como é o caso do inversor de frequencia, um utensílio utilizado em todas as indústrias atuais (transforma a corrente elétrica alternada em corrente elétrica).
A partir desse instrumento, é possível alternar facilmente a velocidade com a qual um motor vai trabalhar, o que torna possível o controle de automação em indústrias, possibilitando o aumento da produção em menor tempo.
Existem três modelos industriais conhecidos, classificados de acordo com as mercadorias fornecidas: Indústrias de base (produtos que não são consumidos pelas pessoas, mas empregados por outras indústrias para a fabricação de mercadorias), indústrias de bens de consumo duráveis (mercadorias de primeira necessidade e de consumo geral) e indústrias de bens de consumo não duráveis (produtos que acabam logo após seu uso).
Em todos os modelos industriais utiliza-se o Sistema supervisório scada, conhecido como uma forma de sistema que utiliza um software que monitora e controla variáveis e dispositivos de processos industriais. Assim, é possível ter clareza e controle de tudo que acontece nos processos em andamento.
A industrialização é um processo de transformar matérias-primas em bens de produção, também conhecidos como mercadorias.
Todo esse processo é realizado por meio do trabalho em indústrias, tendo como função a mão de obra de profissionais capacitados, investimento de capital e diversos equipamentos fundamentais, como é o caso da plataforma elevatória.
As plataformas elevatórias existem para viabilizar a execução de trabalhos que acontecem nas alturas, assegurando os profissionais em situação de risco, sendo segura e confortável para a vida do trabalhador.
Elas elevam os trabalhadores até a altura desejada, trazendo mobilidade e liberdade nas obras, aumentando a produção em agilidade.
Foi implantado nas indústrias um procedimento que atualmente possui grande importância no ramo: Usinagem alumínio. Esse procedimento consiste em dar formas a peças, sejam elas metálicas ou não, antecedendo a matéria-prima (ou matéria-bruta).
Esse método é muito importante na indústria atual, principalmente no segmento automotivo e aeroespacial, pois é ele que possibilita um bom acabamento para esses materiais.
Nos processos atual de industrialização, muitos maquinários foram implantados baseados na tecnologia. É o caso da Ponte rolante apoiada, um dos equipamentos mais utilizados na indústria para manipulação de cargas grandes e pesadas.
Com o auxílio da tecnologia, cada vez mais a sociedade passou a se adaptar com máquinas facilitadoras para serviços de riscos: reduzindo consequentemente eventualidades negativas, como acidentes dentro da indústria.
É evidente que os processos industriais passaram por longas etapas de evolução para chegar até o modelo atual. A atualidade industrial é constituída por máquinas de alta tecnologia, controle eficiente de produção, segurança na vida dos operários que enfrentam situação de risco.
Cada vez mais a tecnologia anda de mãos dadas com a indústria, influenciando a economia do país e possibilitando alta qualidade de produção, além de resultados fantásticos.