industrial

Projetos de instalação do setor industrial

O projeto de um empreendimento imobiliário que vai receber uma estrutura industrial, precisa ser desenvolvido por profissionais com conhecimento técnico. Além disso, o espaço deve ser preparado para a recepção de máquinas e equipamentos que variam de tamanho, conforme as finalidades de produção.

O mercado disponibiliza empresas especializadas que fazem um levantamento minucioso das necessidades da rotina produtiva, desenvolvendo um projeto de montagem industrial ideal. Assim, a mobilidade dos operadores não é prejudicada, com o distanciamento apropriado desde a entrada da matéria-prima, até a distribuição para o mercado consumidor.

Ao longo do tempo, as prioridades mudam, com a preocupação na modernização de máquinas ou, ao menos, uma atualização dentro do processo produtivo, para acompanhar a demanda crescente do público-alvo e da concorrência que ocorre de maneira natural em uma economia globalizada.

Serviços complementares reforçam cuidados

As linhas de produção são utilizadas continuamente dentro da rotina de trabalho de uma fábrica. Com o passar dos anos, é necessário aplicar a manutenção de redutores presentes em engrenagens, rolamentos e eixos mecânicos.

Esse tipo de serviço é necessário principalmente em esteiras, e todos os processos que envolvem a movimentação de carga em uma linha de produção. O desgaste das peças pode interferir na velocidade de entrega de partes que são destinadas a outros setores, prejudicando a produtividade da empresa.

A vida de uma máquina pode ser extensa, desde que os serviços de substituição de peças e correções de trilho, ou das mesmas engrenagens e roldanas que formam uma esteira rotativa, é essencial para garantir uma durabilidade ainda maior.

Apesar de contar com uma equipe responsável pelos cuidados periódicos e serviços cujo objetivo é a prevenção, a contratação de empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial pode ser apropriada em determinados momentos. Elas podem realizar diversos serviços, entre eles:

  • Programação de parada;
  • Detecção de problemas aparentes;
  • Substituição de peças desgastadas;
  • Alinhamentos e balanceamentos.

O custo empregado nesse tipo de contratação pode ser menor do que ignorar os problemas e tentar por gambiarras, o que acaba prejudicando a empresa financeiramente em diversos aspectos. Isso porque vai ser necessário consertar os equipamentos e maquinários em algum momento, e toda a produção pode ser prejudicada, reduzindo o lucro por um determinado período.

O acompanhamento constante pode facilitar a manutenção preventiva. Se for necessário um conserto, levará mais tempo até determinar a origem do problema, encomendar as peças estragadas e, então, fazer o reparo necessário.

Padronização passa por diferentes equipamentos do setor industrial

Dentro da estrutura industrial, os instrumentos utilizados para a padronização de medidas, seja em peso, altura ou volume, devem ser padronizados de acordo com órgãos fiscalizadores, como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), implementado em território nacional seguindo normas internacionais.

Dessa forma, os instrumentos utilizados em um ambiente industrial devem passar pelo laboratório de calibração periodicamente, para que os padrões sejam respeitados. Esse tipo de cuidado está presente em diversos segmentos produtivos, desde a indústria de alimentos, passando pela farmacêutica, automotiva, e até mesmo, na construção civil.

A procedência da energia elétrica também deve atender a capacidade estimada, de acordo com as necessidades dos equipamentos implementados nas linhas de produção.

Muitas empresas estão buscando novas formas de captação de energia, empregando a sustentabilidade dentro da estrutura imobiliária. De maneira padronizada, seguindo a legislação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a instalação de painéis solares fotovoltaicos estão sendo celebrados por organizações não governamentais de proteção ao meio ambiente.

Com equipamentos devidamente calibrados, e uma energia elétrica de qualidade, as empresas se modernizam e se adaptam às novas realidades, sem deixar passar a estruturação implementada durante o processo da montagem industrial.

Sistema hidráulico acompanha toda estrutura industrial

O encanamento típico de um galpão com máquinas e equipamentos, possui diversas funcionalidades, podendo passar por diferentes elementos em seu interior, como:

  • Gases industriais;
  • Água para resfriamento;
  • Ar comprimido para sistema pneumático;
  • Óleos e lubrificantes.

As estações de tratamento de esgoto possuem filtros industriais de agua que integram a proposta da legislação ambiental vigente em todo o país. Assim, a sustentabilidade é reforçada também na atenção voltada aos recursos naturais utilizados nos processos produtivos.

Os sistemas hidráulicos compõem grande parte da estrutura imobiliária de um galpão industrial, com diferentes acessórios que impedem a vazão em locais inadequados, como válvulas, engate rápido para mangueira e bombas hidráulicas.

Com uma adequação apropriada para atendimento às finalidades propostas pela indústria, fazendo o papel essencial em atender a sociedade da melhor forma possível, os projetos de montagem industrial se adaptam aos novos tempos.