industrial

Proteção ambiental tem importância no cenário industrial

Os processos industriais implementados nas linhas de produção provocam alterações em matérias-primas, em muitos casos se aproveitando de recursos naturais para atender a demanda de bens de consumo para o mercado industrial.

Para atender às normas regulamentadoras implementadas nesse setor produtivo, muitas empresas precisam adaptar as máquinas e equipamentos utilizados.

Dessa forma, há interferência em processos que garantem a segurança de operadores, materiais que são utilizados em todos os aspectos e estruturas que permitem a recuperação de energia ou elementos utilizados ao longo da linha de produção.

Os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de projetos de montagem industrial precisam dedicar espaços específicos para ambientes anexos, dentro de uma planta fabril.

Podem ser oficinas de usinagem, oficinas mecânicas, departamentos administrativos e, em casos específicos, até mesmo estações de tratamento de água e esgoto. Esses espaços fazem parte da estrutura industrial seguindo especificações técnicas, legislações vigentes e normas regulamentadoras.

Tratamento industrial metalizado demanda cuidados

A construção civil depende de diversos bens de consumo intermediários que são empregados nos imóveis e que possuem peças que partem da industria de galvanoplastia, em que são aplicadas camadas metálicas brilhantes em fechaduras, esquadrias e outros materiais, como o corrimão da escada e o guarda-corpo aplicado em mezaninos.

O acabamento de peças metalizadas presentes na indústria emprega diversas características, dependendo do campo de atuação da empresa. Os setores automotivos e de eletrodomésticos, por exemplo, são complexos quando se refere ao uso e tratamento do ferro e aço.

Mesmo o mercado de joias e bijuterias aplicam a galvanoplastia banho de prata para valorizar os objetos destinados ao mercado de acessórios pessoais. Esse tratamento proporciona aos materiais uma durabilidade e resistência por estarem protegidas pela camada sobreposta.

Para que os processos ocorram de maneira correta através da eletrólise por circuito, são necessários equipamentos especiais para que o tratamento ocorra de maneira adequada. Entre eles, podemos destacar:

  • Tanques para banho galvânico;
  • Bombas de filtro;
  • Lavadores de gases;
  • Direcionadores para descarte apropriado.

Visando a implementação de uma estrutura adequada para evitar poluição industrial, as empresas devem estar preparadas desde o princípio, especialmente em relação à água utilizada. É preciso atender às normas regularizadoras vigentes, oferecendo um padrão de qualidade ao produto final.

Método aplicado prevê conservação ao meio ambiente

O direcionamento da água após o processo de galvanização deve estar relacionada com a estação de tratamento instalada na planta fabril. Dessa forma, o entorno é preservado e os recursos naturais não são prejudicados de forma severa.

Um dos métodos implementados está na interferência da membrana osmose reversa, com a tentativa de extração de elementos nocivos à natureza e com a possibilidade de recuperação para adequar à água de reuso.

Esse método é aplicado em etapas distintas, em complementação a outros sistemas de recuperação da água utilizada na linha de produção industrial.

Como todo o procedimento é realizado sem a necessidade de aditivo químico, sem provocar a salinização, mesmo quando insalubre, pode ser necessário apenas a correção de pH, caso parte tenha retorno para recursos hídricos como rios, lagos e lençóis freáticos.

A aplicação do processo de membrana para osmose reversa permite a recuperação das características da água entre 75% e 80%, o que é muito alto, mas não o suficiente. Caso seja aplicado a troca iônica dentro do processo da estação de tratamento, a limpeza pode chegar a 99%, totalmente aceito pela legislação ambiental.

Laboratórios verificam qualidade de água dispersa

A qualidade da água deve ser verificada constantemente, para impedir qualquer agente poluente nos recursos naturais de rios e lagos. A verificação fica sob a responsabilidade do laboratório químico, com captação de imagens por meio de uma câmera digital para microscopia com ampliação potente.

São tantas as possibilidades empregadas por um ambiente fabril que tudo vai depender das finalidades da empresa, das propostas de produção de bens de consumo e a relação com a sustentabilidade, tão necessária para a manutenção da flora e da fauna.

A diminuição do impacto ambiental é acompanhada por órgãos públicos e organizações não governamentais, apontando por um caminho que deve ser seguido, para evitar o aumento de poluição.

O uso de camera para microscopio é necessário para a apresentação de relatórios enviados constantemente para agentes reguladores e órgãos governamentais e entidades de proteção do meio ambiente.

As empresas que compartilham desses ideais estão se projetando em diversos sentidos, mostrando que é possível implementar a modernidade sem provocar a ruína de espécimes animais ou vegetais.

Com isso, elas se destacam perante a sociedade e se tornam referência também para as empresas concorrentes. No fim, todos são beneficiados, tanto no setor produtivo, quanto no setor social.