As lonas e os lençóis possuem a mesma função dentro do contexto industrial: são utilizados para proporcionar a cobertura ou o revestimento de equipamentos. Porém, são distintos quanto às suas finalidades e especificidades.
Tipos e utilidades dos lençóis
Para entender as diferenças, é importante saber quais são seus tipos, do que são feitos e como suas funcionalidades contribuem para o setor da indústria.
Os lençóis industriais são divididos de acordo com o tipo de material em que são fabricados.
O lençol de chumbo, que também pode ser denominado de laminado de chumbo, é utilizado para as mais diversas finalidades.
Obviamente, é produzido a partir do chumbo, podendo variar entre chumbo puro e com ligas especiais, como por exemplo, chumbo com liga de antimônio (Sb) ou chumbo com liga de estanho (Sn).
As espessuras, as dimensões máximas de laminação, peso teórico e densidade variam de acordo com a utilização pretendida.
A utilidade mais comum (e mais importante) desse lençol industrial é para fins de proteção radiológica por conta da sua eficiência na dissipação da radiação ionizante.
Na fase de blindagem das salas de radiologia é uma peça fundamental e indispensável.
Sua relevância é mérito de seu processo de atenuação, ou seja, seu poder de absorção do raio X.
A energia fóton, que é produzida pelo raio X, não tem massa de repouso porque sempre surge com a velocidade. Em síntese, esse processo de atenuação funciona da seguinte forma:
- É produzido um disparo com o equipamento de raio X;
- Ao deparar com a superfície do lençol, a energia fóton é absorvida por um dos elétrons que compõem a nuvem de elétron no entorno do átomo de chumbo;
- O elétron fica carregado e se separa da nuvem;
- Então, esse elétron separado, passa a se chocar diversas vezes com outros átomos de chumbo;
- Os choques fazem com que o elétron, ora carregado, vá perdendo sua energia;
- Após ter perdido a força completamente, um átomo qualquer do chumbo o resgata e ele passa a fazer parte da nuvem novamente.
Além dessa aplicação, o lençol fabricado através do chumbo pode ser usado, por exemplo, para o revestimento de tanques industriais, para o contrapeso de guindastes, gruas e empilhadeiras, para blindagem de cabines e para isolamento acústico.
Outro tipo de lençol industrial é o lençol de borracha. Como sugere sua denominação, esse tipo é um laminado, tendo como matéria prima a borracha e é comercializado em rolos com espessura, largura e comprimento conforme a utilização.
Ele pode ser feito tanto de borracha sintética, borracha natural ou – a mais comum – borracha nitrílica.
A principal finalidade desse produto é para revestimento (onde é considerado uma peça industrial fundamental), mas também pode ser usado para vedação, proteção, isolamento ou, até mesmo, para fins estéticos.
Em cada um desses setores, o lençol possui sua particularidade. Mas há algo que é considerado comum em todos: a resistência do material.
Além disso, apresenta alto nível de flexibilidade permitindo maior facilidade em sua aplicação independentemente do ambiente ou equipamento.
E ainda possui grande resistência às mudanças de temperatura, suportando de níveis baixíssimos (-40°C) até níveis altíssimos (200°C).
Algumas formas em que o lençol de borracha pode ser aplicado: em revestimento e isolamento térmico de diversos tambores (evitando infiltração de produtos externos no seu interior) e para proteção em operações que envolvem compostos de petróleo (como gasolina, querosene).
Utilidades da lona
Por fim, temos a lona plástica. Como o próprio nome diz, é produzida a partir de materiais plásticos e seus tipos são diferenciados pelas suas tonalidades: preta, colorida, transparente e azul.
Cada qual possui suas particularidades e finalidades, que por sua vez, podem ser utilizadas em diversos setores da indústria como, por exemplo: construção civil, agricultura, transporte e armazenamento.
A lona plástica preta é a mais comum dentre os tipos. Sua disponibilidade no mercado é em largura que varia entre 2, 4, 6 e 8 metros e com espessura que depende do tipo de aplicação.
O objetivo dessa lona consiste em proporcionar cobertura para pisos, máquinas e equipamentos e ser utilizada como proteção e cobertura de encostas, atuando e evitando efetivamente deslizamentos e/ou erosões de barreiras e arrimos.
E, também, é capaz de preservar as cargas em caminhões. Dentre suas características estão grande resistência e a eficiência em impermeabilidade.