A movimentação de peças, dentro do setor industrial, deve ser realizada por meio de equipamentos de transporte, e que tenham características que suportem diferentes pesos e tamanhos, por toda linha de montagem.
Este tipo de ajuda permite uma maior variedade de acesso, tanto à matéria-prima, quanto aos produtos finalizados, e que devem ser encaminhados para diferentes setores da indústria.
Como os trabalhadores, que trabalham como mão de obra no chão de fábrica, não podem colocar a saúde em risco, erguendo pesos maiores que o suportado pelo corpo humano, o uso de sistemas de rolamentos devem ser aplicados em todo o espaço possível, com a indicação explícita de suporte de cada equipamento.
Facilidades aplicadas no trabalho industrial
Desta forma, a disponibilidade de uma talha eletrica será muito útil em diferentes setores, que podem transferir entre uma esteira de rolamento e outra, para acabamento final, de maneira eficiente, aumentando a produtividade de toda a indústria.
Um exemplo bastante comum está na indústria automobilística, em que os motores são montados em um setor, e encaminhados para a área de chassis, para a instalação final.
É por meio das talhas que os motores são movimentados, pois seu peso é bastante superior ao suportado por uma pessoa.
Com estes equipamentos, o transporte é feito de maneira rápida, eficiente, e pode ser realizado a transferência, por um longo caminho, de diversos motores.
Esse sistema de execução de manufatura é colocado em prática em vários setores industriais, além da indústria automobilística.
Fábricas de eletrodomésticos, indústrias navais e de aeronaves também se beneficiam deste tipo de logística, com a transferência de equipamentos muito pesados, utilizando a facilidade dos equipamentos disponíveis no setor industrial.
O monitoramento e o controle de movimentação está dentro do processo de transformação das fábricas, garantindo a qualidade dos produtos manufaturados, seja por meio dos funcionários, ou por meio de procedimentos robóticos, presentes na maioria das linhas de produção.
Além disso, é possível atrelar diferentes setores, com uma série de benefícios, como:
- Monitoramento de produção entre setores;
- Acompanhamento de fabricação, finalização e distribuição;
- Produtividade constante e qualidade alinhada;
- Processos eficientes e demanda de atendimento ao mercado.
A automação industrial está presente na maioria das indústrias de transformação, em todos os setores, e exigem uma adaptação crescente, conforme o desenvolvimento de tecnologias, que devem ser aplicadas para atender o mercado e também acompanhar a concorrência.
Tendo em visto a ampliação do mercado para todo o território nacional, e também para concorrentes do mercado estrangeiro, os empresários estão investindo em diferentes máquinas e equipamentos, para se manter como um representante no mercado de criação, e como ponto de referência para o mercado consumidor.
Agilidade e segurança no chão de fábrica
Para acompanhar todas as transformações que o mercado industrial tem passado, o setor industrial tem aplicado diferentes modelos de negócios dentro das fábricas e indústrias.
Enquanto algumas áreas ainda precisam de uma ponte rolante manual, outros já passaram a investir na automatização das linhas de produção, agilizando diferentes setores, mas mantendo a segurança em relação aos trabalhadores do chão de fábrica.
Com isso, a entrega de produtos e serviços se mostra mais eficiente, podendo atender tanto o mercado interno quanto o mercado externo, anexando as normas de qualidade e segurança que devem acompanhar qualquer tipo de produto.
Em linhas de produção que atendem diferentes mercados, com uma variedade de produtos a partir de uma mesma matéria prima, o uso de uma ponte rolante apoiada torna o trabalho mais ágil, nas diferentes segmentações de trabalho industrial.
Este modelo é facilmente encontrado na indústria automobilística, em que diferentes modelos de veículos usam uma mesma plataforma, mas são divididos em modelos sedãs, peruas e compactos.
Como o piso tem um único formato, a carenagem principal está presente em uma única linha de produção, e a partir de determinado ponto, ocorre a divisão, em que cada linha de veículo é separada.
Podendo ser transferida por meio de uma plataforma elevatória, e encaminhada para setores diferenciados, que irão abastecer o mercado consumidor conforme as finalizações que irão receber, dentro da própria indústria.
Desta maneira, a fabricante garante a qualidade de um mesmo produto, com o acompanhamento específico de máquinas robotizadas, e também dos profissionais responsáveis por cada setor de fabricação dos veículos.
Ganham também os consumidores, que podem aproveitar a facilidade de peças dispostas no mercado, quando surgir a necessidade de manutenção preventiva, ou mesmo corretiva.