O ambiente industrial é muito diferenciado, isso porque ele possui vários tipos de maquinas e equipamentos que, normalmente, sabemos da sua existência, porém não conhecemos sua funcionalidade.
Além disso, cada um dos elementos deste local são feitos por algum motivo, pois necessitam ajudar outros tipos de serviço ou ainda atuam por conta própria.
Seja um botão de emergência ou algo muito maior, todos possuem um significado neste segmento. Hoje vamos falar sobre alguns deles, mais especificamente, sobre os sensores e conversores – e como eles atuam em uma fábrica ou indústria.
Se você se interessa pelo assunto e quer saber mais, acompanhe este artigo, pois iremos explicar sobre a função deles e também sobre suas características e utilidades. Leia e confira.
Tensão
Primeiramente, iremos falar sobre o conversor de tensão ou corrente, que também pode ser chamado de CC/CC.
Eles estão presentes em todos os ambientes industriais e surgiram por causa de uma demanda e necessidade que está crescendo cada vez mais.
O conversos de tensão se trata da necessidade de utilizar todos os tipos de equipamentos domésticos, eletrônicos e industriais possíveis – como algum tipo de luminária industrial ou somente um micro-ondas.
Normalmente, o produto é feito para locais que não possuem disponibilidade de energia elétrica, ou seja, esse aparelho, além de dar essa importante ajuda, ainda é responsável por fazer com que os maquinários possuam duas voltagens – 110V e 220V.
Esses aparelhos são extremamente importantes, principalmente, porque facilitam o funcionamento das outras coisas e se ajustam a todos os tipos de condições, não deixando o seu comprador na mão.
O conversor CC é um equipamento elétrico que possui circuitos eletrônicos específicos, que transformam uma energia DC e pilhas, além e baterias, em energia elétrica alternada, ou seja, com as duas voltagens.
Assim como citamos acima, a lâmpada emergencial – ou seja, o botão -, pode ser uma tipo de exemplo, pois ele é alimentado por baterias, e quando a luz acaba, ele continua funcionando por meio desse conversor. Enfim, esse produto ajuda em muitos aspectos, como, por exemplo:
- Maior conforto;
- Conversão;
- Proteção;
- Garantia de funcionamento.
O conversor é totalmente comum no mundo da mecânica, física e montagens de equipamentos. Além disso, muitas pessoas nem sabem que contam com esse produto em casa.
Se você é uma dessa pessoas, vou te ajudar nessa missão: se você tiver um eletroeletrônico, você já conta com essa ferramenta!
Sensores
Mudando de produto, agora vamos falar sobre os sensores, começando pelo sensor magnético, que também é uma peça muito comum e muito utilizada. Essa ferramenta está presente em locais, como: portões, janelas e portas.
Eles são utilizados para abrirem, automaticamente, essas esquadrias. Além disso, o sensor costuma ser composto por duas partes.
A primeira, é uma caixa plástica com um êmbolo de vidro que possui lâminas metálicas, utilizadas para entrarem em contato com outra caixa plastificada.
Já a segunda parte, possui um ímã que é encapsulado nessa caixa – que possui abas, para que sua fixação seja melhorada. Cada uma fica em um ponto que faz com que os portões e as janelas sejam abertos de forma automática.
Muitos deles possuem fios ligados a uma central de alarme, que pode ser acionada caso as pessoas não saibam desligá-lo, ou sejam intrusos – assim, eles vão se assustar e vão fugir. O barulho se assemelha ao de uma sirene e toca por um bom tempo, até que seja desligado.
Há muitos tipos de sensores que possuem essa função, cada um tem uma particularidade – que é explicada pelos profissionais e consultores da área.
Por fim, os sensores indutivos possuem um funcionamento relacionado quando produtos e elementos metalizados se aproximam de seu campo. Ou seja, esses dispositivos possuem uma enorme sensibilidade com esse tipo de material.
Eles efetuam um chaveamento elétrico sem que ao menos toque no objeto em questão, e ainda mostra um diagrama de toda a peça e sua oscilação. Quando a oscilação é modificada, é porque não há algo em seu campo magnético.
Esses sensores são usados em locais de condições de trabalho extremas, como: ambientes que lidam com óleos, vibrações, alto nível de vedação e muita robustez.
Enfim, esses foram os sensores e conversores mais usados em ambientes industriais. Lembre-se, o modelo deve ser escolhido de acordo com a necessidade de cada projeto.