Uma indústria possui diversos processos e todos eles são feitos para que os produtos e serviços sejam feitos com qualidade e eficiência. Muitos são os aspectos que precisam ser observados de perto para que tudo ocorra bem, como a manutenção de servo motor de máquinas, o uso de usinagem, entre outros processos.
O que temos que notar é que a indústria foi evoluindo os seus processos e, portanto, hoje existe uma gama de serviços e itens que anteriormente não eram usados.
Para que a integridade da indústria seja garantida, é fundamental conhecer alguns componentes – como a necessidade dos quadros elétricos montados, de um sistema de usinagem e de metodologias de gestão.
Ao longo deste artigo abordaremos alguns elementos que fazem parte da rotina industrial e que garantem que ela tenha qualidade, segurança em todos os procedimentos realizados, da operação até a entrega ao cliente.
Os sistemas elétricos industriais
Uma indústria é constituída de inúmeras máquinas, tanto pequenas, como grandes e a maioria delas é alimentada pela energia elétrica.
Para assegurar que todos os equipamentos tenham um bom desempenho, seja uma esteira transportadora ou um lavador de gases industrial, é necessário que os sistemas elétricos sejam bem planejados.
O planejamento desses sistemas estão dentro dos chamados projetos elétricos industriais. Esse planejamento é fundamental para que as instalações suportem o funcionamento simultâneo das máquinas de grande porte, de modo que suportem potências elevadas, altas tesões e o acionamento de motores simultâneos.
Os projetos elétricos industriais possuem algumas informações como:
- Definição dos circuitos elétricos;
- Construção de paineis eletricos montados;
- Informações sobre corrente elétrica;
- Balanceamento de fases.
Procedimentos de usinagem na indústria
Um outro aspecto muito importante para o desenvolvimento das indústrias e dos processos e a produção das peças, é o procedimento de usinagem.
As metodologias de usinagem compreendem todo o desgaste mecânico realizado em um material bruto, geralmente metálico.
Há variados processos de usinagem, como:
- Torneamento;
- Fresamento;
- Furação;
- Aplainamento.
Todos esses processos são feitos por empresas de usinagem que são especialistas nesses processos. Graças a tecnologia, por meio das ferramentas CNC (Comando Numérico Computadorizado) as usinagens possuem alto grau de precisão, chegando até mesmo a 1 mícron.
Os tanques de polipropileno
Um equipamento usado na indústria serve para o armazenamento de água, soluções químicas, óleos, resinas ou qualquer outro tipo de líquido. Esse tipo de armazenamento protege os produtos das bactérias e as sujeiras provenientes do ambiente industrial.
A grande vantagem do uso dos tanques de polipropileno é sua alta versatilidade, resistência, guardando até mesmo produtos de alta corrosão.
Assim, o tanque de polietileno ou de polipropileno possuem características como taxa de resistência a produtos químicos, taxa de baixo impacto e ainda são atóxicos e resistentes à alta temperatura.
Os lavadores de gases para indústria
Outro equipamento usado nas indústrias em ampla escala são os lavadores de gases industriais.
Esses equipamentos são usados para a captura das partículas de gases e vapores, nos mais variados ambientes das fábricas, limpando o ar do ambiente industrial.
Além da limpeza do ar industrial, o lavador de gases é muito usado na recuperação de matérias-primas, fazendo com que esse equipamento seja altamente versátil, sendo usado na indústria química, farmacêutica e também no tratamento de superfícies.
Existem muitos benefícios para o uso dos lavadores industriais, como tornar o ambiente mais limpo, mais seguro, preservando a saúde do ar, ajudando na preservação da saúde dos colaboradores desses setores.
Os lavadores também auxiliam na redução do fluxo de gases e poluentes originados dos processos industriais. Uma vantagem do uso dos lavadores industriais em pontos específicos é que elas podem ser usadas em várias faixas volumétricas.
O lavador de gases industriais também atuam no controle de substâncias de combustíveis e possuem perfil compacto.
Assim, há um modelo de lavador de gases que é com meio adsorvente. Esse modelo possui sistemas de controle de odores e usam um meio filtrante sólido (o chamado adsorvente), fazendo com que os gases sejam capturados, promovendo reações químicas de neutralização, impedindo que os contaminantes sejam liberados novamente.
Com isso, as indústrias possuem diversos processos que são usados para que a produção seja eficiente e que gere valor e qualidade.
Para isso, é preciso conhecer os inúmeros produtos usados e os serviços que garantem a qualidade de todos os aspectos.