Toda indústria precisa de equipamentos, nos tempos atuais, então, essa necessidade é cada vez maior. É comum entrar em uma grande fábrica e encontrar muito mais máquinas do que pessoas. Isso ocorre, porque a automatização desse trabalho cresce a cada dia nos chamados serviços de usinagem e outros tipos de indústrias.
Nos tópicos a seguir você vai saber tudo a respeito da estrutura de trabalho de uma indústria. As máquinas utilizadas, para o que serve cada uma delas, o que é o chamado serviço de usinagem e como será o futuro das fábricas no Brasil e em todo o mundo. Confira.
Quais são as máquinas usadas na indústria?
Não existe uma série específica de equipamentos usados na indústria nacional. Cada empresa precisa do seu próprio montante de máquinas para produzir determinado objeto ou realizar específico serviço.
Por isso, o ideal ao pesquisar sobre esses equipamentos, é buscar o tipo de indústria. As fabricantes de máquinas de solda, por exemplo, possuem elementos diferentes de uma fábrica de biscoitos, ou de uma de medicamentos. Cada uma funciona da sua própria maneira.
Com isso, vários equipamentos e máquinas diferentes podem ser encontrados nesses tipos de indústrias:
- Aquecedor a gas;
- Gerador de energia;
- Circuito completo industrial;
- Robôs;
- Inversora de solda;
- Caldeiras e vasos de pressão.
Além de existir um número gigantesco de possibilidades de máquinas, todas elas também passam por processos legais para funcionarem.
Existem normas criadas pelo governo e pela ABNT que devem ser seguidas, como é o caso da famosa nr 13 que exige o uso correto dos equipamentos, além da manutenção devida de tempos em tempos específicos.
Tudo isso deve ser levado em consideração por um industrial antes de investir em máquinas para usar na própria fábrica.
O que são os serviços de usinagem?
O serviço de usinagem nada mais é do que o termo dado para o uso de máquinas com o objetivo de criar um produto. Muitas pessoas confundem por conta do termo usinagem. Acreditam que seja apenas para as chamadas usinas de siderurgia, mineração e energia elétrica. Porém, não é bem assim.
Usinagem é sinônimo de maquinagem. Ou seja, qualquer empresa que utilize máquinas para a produção de qualquer coisa é uma usina.
Isso vale até para as chamadas agroindústrias que fazem produção de grãos, frutas, verduras, alimentos em geral, laticínios e entre outros.
Para o que servem essas máquinas?
Todas as máquinas utilizadas em determinadas fábricas ou empresas possuem o objetivo de facilitar o trabalho, agilizar a produção e tudo isso com um custo bem mais baixo.
É por isso que, atualmente, as fábricas possuem muito mais máquinas do que pessoas. Um funcionário pode ter um alto custo para a empresa, não consegue produzir de forma sistemática com a mesma eficiência por muito tempo e ainda corre o risco de sofrer acidentes ou lesões.
A máquina não possui nenhum desses tipos de problema. Pode funcionar ininterruptamente, sempre com a mesma produtividade e, se estragar, é só consertar. Por isso, elas estão, cada vez mais, ocupando os lugares que antes pertenciam aos trabalhadores.
Porém, isso não é motivo para se desesperar. Afinal, ainda precisa de alguém para fazer as máquinas, algumas partes das indústrias só podem ser realizadas por seres humanos e existem outros tipos de trabalhos e funções que máquina alguma vai poder desempenhar.
É apenas uma mudança de paradigmas, de um modelo de indústria, isso não quer dizer que todos serão demitidos e ficarão desempregados.
Como será o futuro das fábricas?
Tudo indica que a chamada inteligência artificial vai dominar as fábricas e indústrias mundiais nos próximos anos e isso não vai demorar muito.
Os robôs possuem alta capacidade de trabalho, de produtividade, não cansam, não sofrem acidentes, não possuem qualquer tipo de problema para fazer uma produção caminhar com tranquilidade e rapidez.
Além disso, o uso de softwares é cada vez mais comum para melhorar a produtividade de empresas e fazer com que os produtos saiam das máquinas com melhor qualidade e menor tempo.
Esse, com certeza, é o futuro das fábricas. Com muitas máquinas e poucas pessoas no chão da indústria.
O trabalhador humano vai ser muito mais na questão da inteligência, na produção de novas tecnologias, do que no sistema operacional de uma empresa, independentemente se for caldeirarias em SP, ou um laboratório de insumos.
Agora que você entendeu como funciona toda essa questão que envolve o trabalho dentro de uma indústria, saiba que essas mudanças nos serviços de usinagem ocorrem o tempo todo, todos os dias. É assim que as mudanças vêm para melhorar a vida das pessoas.