O uso da força hidráulica nas indústrias não é algo moderno ou dependente de tecnologia atual. Afinal, há muito tempo a humanidade utiliza sistemas de movimentação da água para a geração e transmissão de energia, como os aplicados pelos moinhos hidráulicos do período medieval.
Contudo, o estudo de correntes marinhas permitiu a chegada das caravelas europeias a novas terras, ao redor do globo, bem como desenvolver novas tecnologias que dependem desse líquido.
Nos dias atuais, com a disponibilidade de tecnologia e as aplicações proporcionadas pelos estudos de engenharia, muitas fábricas utilizam a força motriz proporcionada pelos sistemas hidráulicos na transformação de matéria-prima em produtos que chegam ao consumidor final com qualidade e eficiência.
Os trabalhadores que atuam neste setor utilizam este tipo de sistema em larga escala, nos mais diferentes setores industriais, com a hidráulica sendo empregada em:
- Condutores e bombas elétricas;
- Motores e atuadores;
- Servoválvulas;
- Válvulas reguladoras e de controle
Todos estes elementos têm como finalidade a multiplicação de força ou transmissão de movimentos, dependendo da máquina em que estão instalados.
Com isso, a produção nas indústrias é beneficiada pelo conjunto de equipamentos, estruturas, instrumentos e sistemas interligados, gerando energia apropriada.
Projetos desenvolvidos de maneira exclusiva
A possibilidade de precisão dos movimentos e índices menores de falha nos sistemas hidráulicos se tornaram dois grandes benefícios para esse tipo de instalação fazer parte de qualquer projeto de montagem industrial.
A tecnologia desenvolvida para cada setor permite o aprimoramento dos sistemas hidráulicos, com o uso de tubos e conexões de tamanhos diferenciados, atendendo às necessidades de cada instalação.
Esses cuidados passaram a fazer parte de ambientes com processos mais ágeis e eficientes, inclusive com maior resistência estrutural.
A transmissão de fluídos sob pressão passaram a ser identificados como condutores modernos, com potência elevada, aumentando o número de produção e atendimento da demanda do mercado consumidor.
Por causa de características próprias, como a autolubrificação, fácil instalação e, em muitos casos, compactos, a conexão hidraulica pode se adaptar às necessidades de atuação em diferentes ambientes industriais.
Estrutura necessária para funcionamento correto das indústrias
Para que todo o sistema tenha um funcionamento adequado, todos os sistemas hidráulicos precisam de componentes essenciais em sua estrutura, para controles de abastecimento e correção de curso. Dois deles são bastante comuns e podem ser encontrados facilmente em um projeto adequado.
As válvulas solenóides, por exemplo, podem ser aplicadas de diversas maneiras, com a responsabilidade de controle da eletromecânica presente no sistema hidráulico.
A composição mais comum pode ser observada na presença de um uma bobina fomada por um cilindro com um fio enrolado.
O funcionamento se dá com a passagem da eletricidade pelo fio, com acionamento da bobina em conjunto com o êmbolo da válvula, permitindo a abertura ou fechamento dos componentes do sistema hidráulico.
Outra peça fundamental é a válvula termostática, presente nas torres de resfriamento Semco, atuando de maneira efetiva no alcance de temperaturas pretendidas, evitando o superaquecimento das máquinas e ferramentas presentes nas linhas de produção.
Resistência nas conexões tubulares
Os encanamentos presentes em um cenário industrial devem ser resistentes e acessíveis para facilitar a manutenção preventiva e corretiva, quando necessário.
As adaptações também fazem parte dos projetos, para atualização de distribuição dos elementos de abastecimento.
Dessa forma, a estrutura é formada por plastisol de pvc, que pode ser aplicado em diversos projetos industriais.
Formado por um aditivo plastificante com a dissolução do plástico cloreto de polivinil, o encanamento se apresenta em forma de um elemento duro e resistente, mesmo sob pressão de passagem de gases, ar e combustíveis.
Para atender a todo o ambiente industrial, é preciso que as conexões sejam firmadas com objetos tão resistentes quanto todo o encanamento.
Dependendo do diâmetro, a aplicação de abraçadeira para tubo 100mm pode ser ideal, mantendo o sistema fixado em pontos estratégicos, evitando a movimentação ou barulhos intermitentes, prejudicando o processo das indústrias.
Ambientes e indústrias influenciam uso em sociedade
Assim como os navegadores utilizavam o vento e as correntes marítimas para se localizarem, influenciando em equipamentos modernos de navegação e mapas digitais, os sistemas hidráulicos residenciais e comerciais também influenciam em equipamentos domésticos, que são utilizados em vários ambientes, de forma comum e rotineira.
O controle de fluxo de água em uma torneira ou em um chuveiro são dois bons exemplos, simples e diretos, que mostram a importância dos sistemas hidráulicos no dia a dia da sociedade.
Nas indústrias, os reguladores de pressão são determinantes para o controle de fluídos e gases, proporcionados por sistemas hidráulicos que são aplicados nos mais diversos tipos de trabalho, dependendo do processo adaptado, influenciando de maneira direta nas linhas de produção.