Sabe o que sustenta um parafuso? as arruelas. Não importa se o modelo é uma Arruela lisa ou tem outro formato, esses itens são indispensáveis nas máquinas industriais e no setor automotivo por ajudarem na fixação dos parafusos.
As arruelas são consideradas pequenas ferramentas e, geralmente, possuem um formato circular e achatado, com um furo no meio.
Esses dispositivos têm a função de distribuir igualmente a força do aperto entre o parafuso e a porca. Há vários modelos de arruelas que são usados de acordo com o contexto. Quer saber mais sobre as variedades dessas Peças? Leia mais!
Arruela lisa
Fabricado com ligas de titânio, esse modelo de arruela tem um formato convencional, com o furo central para a fixação do parafuso. O modelo é muito indicado para máquinas que sofrem com algum tipo de vibração.
Além do titânio, também é possível encontrar este acessório em aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outras matérias-primas.
A Arruela lisa é uma das mais conhecidas do mercado e talvez seja o modelo mais comum. Apesar da simplicidade, esse item pode trazer várias vantagens na fixação de componentes de uma máquina ou equipamento.
Caso a aplicação seja voltada para ambientes externos, é recomendado que você escolha o acessório composto por aço inoxidável. Mas vale destacar que geralmente a Arruela lisa não tem elemento de trava.
A principal característica de uma arruela feita com cobre é sua versatilidade na hora das aplicações. Esse material pode ser usado em ambientes como tubulações industriais, mas nada impede que o dispositivo seja usado para fixação de objetos em uma determinada superfície.
Uma boa dica para avaliar se a Arruela de cobre é a mais adequada para sua demanda é pensar nos níveis de condutividade térmica e elétrica que essa peça pode gerar em relação à peça escolhida.
A excelente capacidade de fixação com a arruela feita de cobre é um diferencial desse acessório, já que essa é uma peça que tem uma área de contato maior do que a de uma porca ou parafuso. Outra vantagem desse modelo é que elas expandem a área de pressão que o parafuso exerce.
Arruela de encosto
A Arruela de encosto tem aplicações bem específicas no setor automotivo. Geralmente essa peça serve para prestar apoio a um motor ou máquina que tem alguma peça frouxa e, eventualmente, apresenta um desempenho ruim por causa disso.
No caso da aplicação no motor automotivo, essa arruela oferece as seguintes vantagens:
-
O motor trepida menos após a instalação da arruela;
-
O desempenho do motor melhora;
-
A vida útil da peça é prolongada;
-
A fixação dos componentes é muito mais evidente.
Para garantir todas essas vantagens, é importante que você verifique a qualidade do fabricante que atende à Auto peças.
É fundamental que o produto tenha as certificações de qualidade e seja instalado de forma especializada no seu veículo para evitar rupturas inesperadas e problemas futuros.
Arruela de pressão
Também usada no contexto automotivo ou na montagem de sistemas mecânicos que sofrem com grandes vibrações, a arruela de pressão evita o afrouxamento dos parafusos e também funciona como elemento de trava.
Devido à capacidade de suportar diversas variações de temperatura, essa arruela é muito indicada para automóveis e prensas industriais.
Arruela dentada
A aplicação mais indicada para Peças como a arruela dentada é voltada aos equipamentos que sofrem com grandes vibrações.
Estão na lista: refrigeradores, painéis automotivos e eletrodomésticos.
No caso desse modelo, o travamento ocorre quando os dentes da arruela se inclinam e fixam na cabeça do parafuso
Vantagens das arruelas
Independentemente do tipo de aplicação ou da matéria-prima que compõe as arruelas, existem várias vantagens que esses itens proporcionam.
Ao fixar os equipamentos e evitar afrouxamentos inesperados, as arruelas preservam a vida útil das máquinas, evitam manutenções não programadas e fortalecem a segurança dos parafusos.
Quando os acessórios estão bem seguros, a chance do equipamento industrial quebrar ou apresentar um desempenho ruim são bem menores, por isso, a funcionalidade das arruelas é bem útil.
Claro que para garantir uma boa aplicação industrial e proveito desses materiais, você precisa selecionar uma loja especializada na venda dessa peça.
Por isso, se for comprar pessoalmente ou então preferir as Peças online, vale observar o fabricante, o tipo de composição, a resistência do material e a indicação das aplicações.