Para uma construção se utiliza diversos tipos de materiais. Muitos itens usados têm similaridades quanto a aplicação.
Utilizando uma estrutura metálica, se ganha leveza e uma estrutura propícia para expansão do espaço útil, maiores vãos livres e prazos, como também, tem uma assertividade melhor no dimensionamento.
A estrutura adquire uma precisão milimétrica, maior resistência e sua execução se torna mais rápida. Nessas estruturas é necessário tomar cuidado com as agressões químicas.
Tem também como requerimento mão de obra especializada e medidas de proteção, por exemplo, contra incêndio. Caso o contrário, acaba deixando pouca liberdade arquitetônica, processo construtivo pouco conhecido e um custo alto.
Aço
O minério de ferro é encontrado na natureza em certa quantidade de mistura, o que o torna pouco resistente a corrosão.
De acordo com o Instituto Aço Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia – IBS), foi na Revolução Industrial que o aço passou a ser produzido em maior escala.
Esta liga metálica que é composta basicamente por ferro e carbono, esse item nasceu graças a invenção dos fornos que permitiam corrigir as impurezas do ferro e, ainda mais, permitir adicionar propriedades que o tornam ainda mais resistente ao desgaste, impacto e corrosão.
Chapa de aço
A busca pela chapa de aço vem de esse produto ter uma longa vida útil, sendo amplamente utilizado por ser facilmente moldado, o que permite obter a estrutura exata para cada tipo de necessidade. Pontos sobre as chapas:
-
Facilidade para moldar;
-
Resistência;
-
Flexibilidade;
-
Durabilidade.
Essas chapas possuem papel de grande importância em toda a indústria, pois não é só as indústrias siderúrgicas que utilizam.
As chapas de ferro são a matéria-prima para uma variedade de produtos como como a dobrada como exemplo de dobra e a que é perfurada, existem diversos processos para moldagem.
Para moldar o metal em materiais que possam ser utilizados para quase qualquer aplicação, alguns processos são bem comuns.
A laminação, dobra, corte de chapas de aço, entre outros, estes são exemplos de processos que dão forma aos materiais.
Chapa de aço galvanizado
Este produto pode ser aplicado em muitos segmentos, apresentando grande opções de uso. Exemplos de locais em que este material pode ser colocado são os dutos de ar condicionado e dentro de sistemas de isolamento térmico, realizando com máxima eficiência a proteção desses equipamentos.
Além desses usos mais frequentes, também existem outras possibilidades, como na fabricação de calhas, telhas e rufos e na construção de fachadas, além de muitos serviços relativos ao setor automobilístico.
Para atender todas as situações em que é colocada, as chapas são desenvolvidas em diversos modelos diferentes assim como as chapas dobradas. A chapa de aço galvanizado preço fica de acordo com as vantagens apresentadas
Esse material tem uma grande procura e isso deve ao fato do produto passar por um procedimento denominado galvanização.
Este processo é como uma blindagem, realizada por meio de metais nobres, como é o caso do zinco. Por este processo, o aço fica galvanizado se tornando um material extremamente resistente e durável.
A resistência de uma chapa de aço galvanizado é eficiente até mesmo a fatores corrosivos como sol e chuva. Com isto é possível utilizar o produto mesmo em aplicações em que ele ficará exposto a vários fatores, como ambientes externos.
Ainda é possível fazer o corte, a dobra, a punção, a estampagem e, até mesmo, a solda a frio nas chapas, sem diminuir a qualidade do produto.
Chapa expandida
A Chapa expandida possui uma alta resistência e durabilidade pois é um material diferenciado. Elas proporcionam um custo menor por área de produto final.
O metal, quando expandido em malhas losangulares, é indicado para as mais variadas aplicações devido à sua imensa versatilidade. Essas chapas que são feitas de aço também podem ser de aço inox.
Alambrado
É uma cerca feita com fios de arame que serve para delimitar um terreno. Telas de malha quadrangulares confeccionadas em arames galvanizados e revestidos em PVC – sendo basicamente nas cores verde, azul e a mais comum cinza.
O alambrado é feito de espirais entrelaçadas, que resultam em cercas que podem ser de quilômetros de extensão sem emendas, independente de altura e da abertura das malhas.
O alambrado pode ser utilizado para cabeceiras de quadras esportivas, fechamento de terrenos, indústrias, piscinas e outros usos.