Os transportadores industriais são ferramentas utilizadas para transportar materiais dentro de uma indústria, sejam eles de peso leve, médio ou pesado.
São altamente empregados nas áreas de mineração, cimento e siderurgia, mas também em outros ramos industriais.
Existem diversos modelos, como metálico, de correia, móveis, fixos. Cada modelo atende melhor a um tipo de serviço, por isso é sempre necessário tê-lo em mente na hora de obter seu transportador industrial.
Como trabalha um transportador dentro da indústria?
Essas ferramentas de transporte são essenciais dentro de uma indústria, pois muitas vezes, são elas as responsáveis pelo deslocamento dos produtos até os locais de distribuição, sejam caminhões, aviões ou trens.
Outra importante função é a de deslocar os materiais de um setor a outro, garantindo, assim, que todo o processo de produção seja realizado.
O que é um transportador de correia?
O Transportador de correia foi desenhado para a atuação em qualquer função que requeira movimentação uniforme e segura de materiais sólidos. Em usinas de mineração, são, geralmente, usados para o transporte de quartzo, minério de ferro, calcário, etc.
Seu uso é também empregado em indústrias de transformação, para a movimentação e recuperação de matéria-prima. Esse modelo possui algumas características:
- Simples adaptação de tensão da correia transportador: devido ao modo como suas partes são acopladas, é possível ajustar, facilmente, a tensão e o alinhamento da correia;
- Exploração integral da correia: todo o potencial da correia pode ser aproveitado graças a uma tremonha que distribui melhor a carga sobre ela;
- Movimentação equilibrada: roletes posicionados nas laterais da transportadora permitem uma perfeita movimentação da correia;
- Alta performance da força motriz: graças a um redutor posicionado, imediatamente, sobre o tambor e posicionado de forma criteriosa, há a maior performance do conjunto;
- Locomoção ideal da correia: roletes posicionados sobre rolamentos esféricos e blindagem específica, conferem ao sistema uma locomoção suave e com o mínimo de aderência, o que evita trancos que possam causar eventuais problemas;
- Maior tenacidade ao choque: roletes de borracha ou mesas de impacto posicionadas exatamente abaixo da região de carga garantem maior durabilidade à correia, uma vez que absorvem todo e qualquer impacto de materiais.
Ao encomendar um Transportador deste tipo, convém especificar o maior número de informações possível, sejam elas as condições de ambiente, distância, altura ou declive, período de funcionamento diário, capacidade necessária, tipos de materiais a serem transportados e também suas temperaturas.
Dessa forma, será possível obter uma correia transportadora adequada para o serviço e que não dará gastos desnecessários com sua Manutenção.
Outros modelos de transportador
A Esteira industrial é composta por um conjunto de duas ou mais roldanas que movimentam uma determinada superfície contínua, na qual certos materiais e objetos são depositados para o transporte. É muito usada na área da mineração e construção.
Para obter a esteira que mais se adeque a atividade necessária, é preciso ter conhecimento sobre o comprimento, a largura e o peso do material a ser transportado.
Tais cuidados são sempre essenciais para garantir a obtenção de um produto que atenda corretamente à sua função.
Existe, ainda, o Elevador de canecas. Sendo considerado o melhor meio para a elevação de grandes quantidades de produto a grandes alturas de forma contínua.
É uma ferramenta extremamente econômica que não traz dano algum ao produto durante o transporte.
Geralmente é responsável pelo transporte vertical de sólidos. Pode ser usado em cervejarias, cooperativas agrícolas, maltarias, indústrias de ração, de minerais, entre outras. Possui longa vida útil e fácil manutenção, o que resulta em baixo custo.
Como manter o transportador funcionando corretamente?
Devido à importância dos transportadores industriais ao desempenho da empresa, é preciso dar a devida atenção aos processos de manutenção dessas ferramentas.
Por serem expostas ao trabalho praticamente ininterrupto e também a diversas situações de peso, temperatura e contato com diversas partículas, é preciso estar sempre atento para continuar garantindo o desempenho correto de seu transportador.
Quando expostos a altas temperaturas, como, por exemplo, ao transportar determinado material que acaba de ser aquecido, os transportadores podem ter sua capacidade de peso alterada, uma vez que suas peças respondem ao aumento de temperatura, modificando seu volume e sua resistência.
Esse processo pode ocorrer naturalmente, devido ao calor gerado pelo atrito dos materiais transportados.
Outra situação em que o funcionamento do transportador industrial pode ser comprometido é quando ele entra em contato com algumas substâncias corrosivas.
Um exemplo disso, são os elementos químicos muitas vezes encontrados em indústrias de mineração, e que podem acabar danificando a ferramenta de transporte. Por isso, é sempre recomendável a Manutenção preventiva.