Tudo o que você precisa saber sobre ar comprimido

Existem tecnologias que fazem parte de nosso dia a dia e nós nem ao menos nos damos conta de sua importância. O gás comprimido, por exemplo, pode servir para áreas bastante distintas de nossa vida.

Sendo muito utilizado nas fábricas e ganhando importância na revolução industrial, este tipo de gás foi, na verdade, descoberto já na antiguidade. Em geral, ele pode ser utilizado de diversas maneiras, como, por exemplo:

  • fundir metais, como ferro, estanho ou prata;
  • adquirir energia pneumática;
  • encher pneus de veículos;
  • estocar bombas de respiração de mergulhadores, bombeiros, hospitais e indústrias;
  • encher balões;
  • dar funcionalidade a sistemas que usam a pressão;
  • entre outros.

Ainda que o ar comprimido não apresente níveis que sejam tóxicos para a saúde dos seres humanos, algumas de suas propriedades podem piorar situações que envolvam a combustão, pois a sua pressão é capaz de agravar este quadro.

Por conta disso, o uso de equipamentos que o utilizem deve ser feito com cuidado e instalados por um profissional capacitado.

Além disso, eles não devem ser acoplados a locais que sofram com uma pressão atmosférica alta, pois a grande quantidade de oxigênio pode prejudicar o seu funcionamento.

O sistema de ar comprimido usa a pressão como fonte de energia, podendo chegar a diferentes níveis. Além disso, é possível que alguns equipamentos que o utilizem façam a regulação de temperatura e controlem a purificação deste elemento, para que ele possa ser melhor aproveitado na indústria.

Utilizações do ar comprimido

O ar comprimido é adquirido de equipamentos como os compressores, que são responsáveis por fazer a captação do ar presente na atmosfera, o seu armazenamento dentro de um reservatório próprio, para, depois, fazer a compressão.

Os modelos de compressores de ar podem variar bastante, porém, em geral, eles são utilizados para sistemas em escala industrial, para fazer processos a vácuo, de refrigeração de alguns elementos, entre outras coisas.

É de extrema importância que a limpeza deste equipamento seja feita com certa regularidade com bastante atenção, pois a qualidade e pureza do ar são essenciais para a maioria dos casos, principalmente quando será feita a respiração por meio dele.

O secador de ar comprimido Schulz, por exemplo, pode ser uma ferramenta interessante para garantir que o compressor seja bem limpo. Ele irá absorver ou refrigerar o equipamento para tornar a secagem mais rápida e adequada a cada situação.

Quando não há o aparelho responsável por comprimir o ar, a umidade presente no ambiente é absorvida pelo equipamento e distribuída pelo sistema.

A água prejudica a performance do compressor, gerando danos nas ferramentas e nas mangueiras, aumentando assim, o número de manutenções.

É possível ter acesso ao manual do equipamento apenas digitando “ manual secador de ar comprimido Schulz ” em seu navegador de buscas.

Deve-se verificar a necessidade do componente para garantir a qualidade do ar e evitar dados ao equipamento.

Outro acessório bastante importante é a mangueira de ar comprimido para fins industriais que é destinada à condução de ar e água dentro do sistema.

A constituição da mangueira de ar comprimido para compressor resulta em uma grande flexibilidade e resistência à abrasão e pressão. A composição do tubo interno da mangueira é de PVC muito flexível, preto, reforçado com fios de poliéster

Vale lembrar que o ele por si já sinaliza, com as luzes, como está seu funcionamento e se há algum problema, mas isso são alarmes que não resultam em paradas e não ficam registrados. Portanto é visto apenas se há alguém analisando, o que geralmente não ocorre.

O registro para ar comprimido é um equipamento que consegue controlar o quanto será devolvido ao ambiente, assim, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de ar que sairá o compressor.

Entretanto, assim como em qualquer outra parte do equipamento, é preciso estar atendo ao tempo de manutenção, já que é um processo muito importante para garantir o bom funcionamento deste, pois a falta de manutenção ou um processo feito de maneira incorreta, pode acabar comprometendo o funcionamento do registro de ar para compressor.

Manutenção

Todo produto possui um tempo de vida útil. E esse período pode ser prolongado, sem deixar de lado a qualidade do equipamento, quando há investimentos reais em manutenções que são capazes de melhorar o desempenho e prevenir falhar no funcionamento dos compressores.

Enquanto a manutenção preventiva trará a certificação de que está tudo funcionando corretamente e evitar problemas maiores no futuro, a corretiva é feita depois que o problema foi identificado. Em ambos casos, é preciso contar com um profissional capacitado.