O ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, usado como fonte de energia devido à sua grande pressão também tem a vantagem de poder ter a pressão regulada através do aquecimento do ar após a compressão antes do seu uso.
Com várias utilizações na indústria, o ar comprimido tem se mostrado muito útil e prático, com cada vez novas aplicações em uma grande variação de segmentos.
Para ser utilizado em sua forma mais abrangente, é necessário o uso de alguns equipamentos para que seja possível regular corretamente a purificação e compressão do ar além de garantir controle da temperatura de forma segura.
Apesar de não ser tóxico, a sua manipulação por equipamentos incorretos ou de má qualidade pode gerar riscos à saúde, pois a permanência em locais sob alta pressão de ar pode gerar uma exposição extrema ao oxigênio.
Funcionalidades
Compressores de ar são um tipo de equipamento que permite a captação do ar que está no ambiente, armazenar uma pressão alta em um reservatório específico e depois transformar esse ar em ar comprimido.
Esse equipamento pode ser utilizado para diversas utilizações e possui algumas características que podem variar de acordo com a função necessária. No geral, podem ser:
-
Compressores de ar para serviços gerais;
-
Compressores de ar para sistemas industriais;
-
Compressores de gás ou de processo;
-
Compressores de refrigeração;
-
Compressores para serviços de vácuo.
O ar comprimido é muito usado no setor industrial, entretanto é preciso que esteja sempre limpo e seco, pois uma simples gota de óleo pode acarretar erros em seu funcionamento, além de falhas na vedação da válvula ou cilindro.
A qualidade do ar é outro ponto muito importante em processos de diversos segmentos como farmacêuticos, alimentícios, entre outros.
O secador de ar comprimido, por exemplo, é um componente usado para o tratamento do ar, sendo que é o responsável pela eliminação da água, fazendo com que ar fique seco. O processo de secagem do ar depende do tipo de secador utilizado, que pode ser por adsorção ou refrigeração.
A água prejudica a performance do compressor, gerando alguns danos nas ferramentas e nas mangueiras, fazendo com que haja um aumento no número de manutenções.
A válvula reguladora de pressão é um equipamento que consegue controlar a quantidade de ar que será devolvida ao ambiente, assim, é possível aumentar ou diminuir a quantidade de ar que sairá o compressor.
A alta pressão também pode danificar outros aparelhos que estão ligados ao sistema, causando resultados inesperados, como, por exemplo, um estouro de uma chama a partir de um fogão a gás.
As válvulas de alívio de pressão podem ser configuradas para abrir à pressão ou à temperatura determinada. Muitos sistemas possuem dispositivos à prova de falhas que é instalada no local, assim quando a valvula se abre, o sistema desliga ou gera uma forma de alerta para sinalizar o problema.
Como fazer a manutenção?
Todo produto possui um tempo de vida útil, porém esse tempo pode ser prolongado quando há investimentos em manutenções, já que são capazes de melhorar o desempenho e ainda prevenir falhas no funcionamento dos equipamentos
Existe dois tipos de manutenção de compressores, a preventiva e a corretiva. No entanto, qualquer uma delas precisa ser feita, quando houver necessidade para fazer com que o equipamento funcione corretamente.
Esse tipo de procedimento deve ser feito por um técnico qualificado, pois o equipamento possui características que precisam ser respeitadas. Assim, garante que terá um resultado de qualidade.
O Bico de ar comprimido, por exemplo, é um dispositivo feito para remover as impurezas de locais difíceis, já que possui um jato de ar bem forte que auxilia em qualquer tipo de limpeza e é destinado principalmente a motores e máquinas.
A limpeza de bico também pode ser feita em pequenas partes que ainda possuem vestígios de água, deixando a peça, totalmente, seca. A instalação é simples, basta apenas um compressor, o bico e uma mangueira indicada para ar.
Nesses locais de difícil acesso, a recomendação feita é utilizar o bico de ar comprimido para limpeza, pois por se tratar de um equipamento relativamente pequeno, consegue chegar e alcançar lugares de difícil acesso e seu jato forte faz com que remova as sujeiras com facilidade e praticidade eliminando pequenas impurezas.