A usinagem é um processo industrial que consiste na fabricação de objetos metálicos, por meio de cisalhamento (retirada de material).
O método é muito usado no desenvolvimento de peças para automóveis, siderúrgicas e componentes de ferramentaria em geral, sendo possível conformar itens de alta complexidade.
A usinagem começou a ser utilizada desde os primórdios do descobrimento do metal, quando o homem passou a confeccionar ferramentas para caça.
No entanto, a técnica somente foi aprofundada no século XIX, em meados dos anos de 1900, pelo americado F. W. Taylor, que descobriu métodos mais eficientes e mais rápidos de fabricação.
A partir daí, começou-se a utilizar maquinas industriais altamente tecnológicas, que fabricavam peças em série e com alto nível de detalhamento.
Isso ajudou muito no desenvolvimento da indústria e do mercado, possibilitando o aumento da competitividade, o oferecimento de preços mais baratos e o acesso mais fácil a esses produtos.
Informações sobre o método de usinagem para a fabricação de peças
Com o crescente desenvolvimento tecnológico, foi possível ampliar ainda mais os métodos de usinagem, abrindo espaço para a conformação de outros materiais metálicos, como é o caso da usinagem de peças em aço inox.
Dessa forma, é possível ter produtos com durabilidade extrema, sendo muito resistentes e dispondo da capacidade para suportar os mais diversos tipos de atritos, choques mecânicos, intempéries e corrosão.
Outros tipos de materiais que podem passar pelo processo de usinagem são o ferro, o cobre, o ouro e, até mesmo, a usinagem alumínio, que é um dos metais mais usados no mercado.
A usinagem utiliza abrasivos para retirar os materiais metálicos e conformar a peça. Alguns desses abrasivos possuem pequenos grânulos, que permitem o corte de superfícies mais duras.
Para a produção de componentes de grande porte, utiliza-se em conjunto com a usinagem os serviços de caldeiraria, que também são muito comuns no segmento industrial.
Entre as muitas vantagens do procedimento de usinagem para a fabricação de peças, destacam-se:
- Economia do processo, em relação a outros métodos de fabricação;
- Praticidade e facilidade na conformação de peças;
- Otimização dos processos de produção e fabricação;
- Facilidade na operação das máquinas de usinagem;
- Possibilidade de trabalhar com materiais ferrosos e não ferrosos;
- Resistência e durabilidade das peças usinadas.
Vale ressaltar que o serviço de usinagem utiliza um torno mecanico para conformação das peças. Através desse componente, é possível dar a forma a um determinado material.
O torno gira em torno do metal usinado, promovendo o corte e o molde, por meio de ferramentas manuais ou automáticas. Esse processo facilita na hora de criar parafusos, por exemplo, já que o giro é capaz de desenvolver a peça rotativa mais rapidamente.
Na etapa de fresagem, usa-se uma máquina conhecida como fresadora. Este equipamento conta com dispositivos de metal que cortam os outros metais.
Para o procedimento, a ferramenta é fixada em um determinado local, de forma correta e, assim, a máquina orienta o metal em torno de ferramentas de corte. A fresadora é altamente eficiente na formação de peças especiais.
A versatilidade do processo de fabricação
Além da possibilidade de utilizar vários materiais metálicos para o desenvolvimento de peças, o processo de fabricação por usinagem também é conhecido pela versatilidade de formatos que são criados.
As peças rotativas, como o parafuso, são feitas pelo torno mecânico, porém, existe o processo conhecido como usinagem por eletroerosão, que é capaz de reproduzir peças diferenciadas.
Na eletroerosão, há um eletrodo pré-formado de cobre ou grafite, que é moldado de acordo com o formato da peça desejada.
Também é possível ter componentes fabricados em formato plano, retangular e de outros tipos – incluindo, itens específicos. A principal vantagem está na grande assertividade do método, que promove a fabricação de produtos com pouquíssimos erros.
Outro ponto importante diz respeito à diminuição de falhas humanas, em especial, com o desenvolvimento tecnológico da atualidade.
Com isso, também é possível reduzir retrabalhos, perdas de materiais e a produção de retalhos – ações que podem influenciar negativamente para a indústria, pois aumenta custos de produção.
Nesse sentido, considera-se a usinagem como um dos procedimentos de fabricação de peças mais eficientes do mercado. E, muito mais do que as peças de plástico, hoje em dia é possível desenvolver muitos componentes em outros materiais, incluindo o plástico. Independentemente do tipo de material e superfície conformado, todas as vantagens são mantidas.