A usinagem consiste em todos os processos que dão forma ao metal. Dessa forma, é um processo que ocorre desde de muito tempo na sociedade.
A princípio, a técnica foi desenvolvida para construção de ferramentas utilizadas com diferentes fins. Atualmente, os processos de usinagem são aplicados em diferentes segmentos da indústria e tem como objetivo principal tornar os processos mais efetivos e qualitativos.
A indústria automobilística e a da construção civil fazem uso das técnicas e os produtos originários pela usinagem, fazendo com que os produtos desenvolvidos sejam mais resistentes, modernos e eficientes.
Com a industria 4.0, a maioria dos processos que envolvem a modelagem do metal é realizada automaticamente, por meio de máquinas e equipamentos.
A modernização facilitou e otimizou muitos processos produtivos. Assim, compreender a importância da ampliação e uso das habilidades de usinagem para indústria automobilística e da construção civil contribui para que o constante crescimento dos setores continuem em ascensão.
Serralherias metálicas, o que são?
Essenciais à construção civil a serralheria de estrutura metálica é responsável pelo desenvolvimento de projetos como passarelas, mezaninos, coberturas e estruturas metálicas para telhados.
Dessa maneira, ela contribui para que os projetos tenham mais resistência, mobilidade, otimização de tempo e recurso e qualidade produtiva.
Ao contratar os serviços oferecidos por esses estabelecimentos é possível criar projetos personalizados com medidas, dimensões e característica únicas, conferindo mais eficiência na aplicação dos projetos metálicos.
Dessa forma, os resíduos são minimizados, visto que nas obras não haverá excesso de material.
Além disso, a serralheria é responsável por realizar todas as manutenções corretivas e preventivas nas estruturas, garantindo mais conforto, segurança e comodidade aos seus clientes e respectivos projetos.
Por atuarem com a composição de peças e projetos metálicos, a usinagem é essencial para conferir forma e funcionalidade aos metais.
Dessa maneira, é comum que essas empresas atuem com técnicos especializados nos processos e com máquinas que tornem a sua elaboração mais rápida, padronizada e com mais qualidade.
Um dos processos aplicados é a solda em aço carbono, processo que permite a junção de peças metálicas para composição de peças e equipamentos.
Na serralheria ela promove a junção das estrutura, permitindo que o projeto seja desenvolvido em diferente formatos, dimensões e tamanhos.
A soldagem pode ser realizada por meio de três tipos de soldas, sendo elas a TIG, MIG e eletrodo revestido, garantindo mais durabilidade e versatilidade aos produtos.
Usinagem na indústria automobilística
Responsável pela criação de veículos que são aplicados em diferentes esferas e atividades sociais, a indústria automobilística também é essencial para as pessoas, visto que seus produtos conferem mais praticidade, autonomia e segurança às atividades cotidianas. Por ficarem expostos e serem utilizados constantemente, eles precisam ser resistentes e duráveis.
Fazendo uso de diversas peças e estruturas metálicas, os processos de usinagem são comuns em suas linhas de produção.
Uma das máquinas utilizadas é a tornearia CNC (comando numérico computadorizado). Uma máquina aprimorada, a tornearia serve para conferir acabamento às peças como eixos, cones, pinos, esferas e afins.
Desenvolvido para ter um movimento de rotação preciso, o equipamento consegue realizar os cortes com mais técnicas e padronização, pois o movimento é contínuo e regular.
Mais ainda, com o modelo CNC é possível programar para que os cortes sejam realizados de acordo com as necessidades e informações pré-estabelecidas no projeto.
Sendo um aprimoramento do torno mecânico, essa máquina é uma das principais utilizadas nos processos de usinagem, pois são:
- Produtivas;
- Permite atuar em diferentes projetos;
- Facilmente programável;
- Facilidade nos processos de manutenção.
Dessa maneira, as peças internas dos veículos podem e são produzidas rapidamente, atendendo todas as suas especificações de corte, modelagem, formatos, dimensões e quantidades. Com isso, também é possível otimizar também as linhas de montagem e diminuir os esforços e desgastes humanos para o desenvolvimento do produto.
Para conferir acabamento, proteção e estética aos automóveis, o polimento e cristalização são realizados.
O polimento ocorre antes da aplicação da tinta ao carro e deixa a superfície uniforme e ideal para o uso da tinta. Para adquirir uma superfície padronizada e totalmente lisa o processo de lixamento é aplicado.
Para ter um bom resultado o uso de uma lixadeira é primordial, bem como o rebolo para lixadeira adequado, que são os discos responsáveis pela execução do processo.
Aplicado às lixadeira elétricas, eles são usados corriqueiramente em montadoras e oficinas mecânicas.
A cristalização ocorre após a aplicação da pintura, pois consiste em inserir uma camada protetora com resina, conferindo mais brilho e beleza à pintura.
Com isso, tanto a construção civil quanto a automobilística são beneficiadas pelas peças, máquinas e estruturas provenientes dos metais que são produzidas automaticamente com máquinas que tornam os processos de usinagem mais eficientes, seguros e dinâmicos.