No campo industrial, a utilização de compressores de ar é de alta necessidade. Desde a sua invenção, no século XIX, ele foi empregado na perfuração de rochas e pedras, e desde lá é utilizado em larga escala em diversos aspectos industriais.
É altamente utilizado para realizar pinturas ou então limpezas em objetos e locais, além de diversas outras aplicações que ao ar comprido são atribuídas.
Neste texto, iremos abordar um pouco das outras atribuições que ficam a cargo dos compressores de ar. Continue sua leitura e venha conosco conhecer mais sobre esse assunto.
Os compressores e suas aplicações
Como já mencionado, o compressor é utilizado em diversas aplicações e setores, porém, há dois em específico que os compressores se destacam ainda mais em sua utilidade. São eles: o setor farmacêutico e alimentício.
No campo alimentício, através deste equipamento, é possível realizar o manuseio e a fabricação de alimentos sem existir a possibilidade de riscos de contaminação nos alimentos.
Já no âmbito farmacêutico, seu uso é empregado com o mesmo fim, evitar a contaminação em gabinetes odontológicos, químicos ou então outros processos que se mostram de alto risco e sensibilidade.
Ao se investir em compressores, traz-se uma série de vantagens para os processos industrial, sobretudo porque há uma grande facilidade em sua obtenção.
Bom, começando pela densidade baixa dos gases, que permitem ser substancialmente compridos, possibilitam a geração de energia.
Essa energia está entre as mais importantes funções do equipamento, e também é possível produzi-la em grande quantidade e empregá-la de forma eficiente na linha de produção.
Para a ocorrência disso, utilizam da instalação de uma Rede de ar comprimido, com o intuito de abastecer os setores que demandam dele, para que possam ser utilizados da melhor maneira.
Além da geração de energia, que muitas vezes pode substituir a elétrica, os compressores ainda dão um auxílio nas operações que necessitam de força e destreza, como, por exemplo, nas plataformas de petróleo ou sondas de navios.
E além destas aplicações, são altamente utilizados para fornecer pressão em máquinas de limpeza, pulverização e pintura.
No campo da logística industrial, os compressores de ar são empregados no transporte de quantidade altíssimas de pó e grãos de forma dinâmica e rápida, de um lugar ao outro, e ao mesmo tempo, também fica responsável pela movimentação de componentes mínimos, como partículas sólidas, micro-organismos e vapor d’água.
Veremos agora, alguns detalhes dos compressores e suas aplicações.
Compressor de ar condicionado
Dentre os componentes de um ar-condicionado, o compressor é um dos mais importantes. Ele é o responsável por alterar a temperatura do ar, que faz com que ocorra o resfriamento ou aquecimento do ambiente em questão.
O compressor ar condicionado tem como função, receber e comprimir o fluido que provém da evaporadora, assim sendo, ele eleva a pressão do gás e juntamente a temperatura.
Então, após deixar o compressor, este gás se movimenta novamente pelo condensador e assim é feita a troca de calor com o ambiente.
Dentre os tipos de compressores que são utilizados na climatização, podemos elencar:
-
Compressor rotativo;
-
Compressor alternativo;
-
Compressor scroll;
-
Compressor parafuso;
-
Compressor centrífugo.
Secador de ar comprimido
Quando falamos do Secador de ar comprimido, estamos falando de um equipamento ideal para realizar o tratamento do ar, trabalhando em função de eliminar a água que é deixado no ar, o deixando assim seco.
O processo da secagem, depende muito do tipo de equipamento que está sendo utilizado, podendo ser por refrigeração, adsorção, etc.
Sem o secador no compressor, a umidade relativa do ar é absorvida no equipamento e então distribuída a todo o seu sistema.
Essa água, ao entrar em contato com os componentes, prejudicam a devida performance do compressor, e posteriormente acarreta danos nas mangueiras e ferramentas, exigindo que se faça a Manutenção compressor de ar.
Tudo depende do equipamento que você está utilizando. Muitos já acompanham o secador, porém ele é também um acessório para aqueles que não o possuem.
Por isso, sempre é adequado verificar a necessidade do item para que se garanta um compressor de ar que trabalhe em alto desempenho e também para a garantia da qualidade do ar e precaução de danos futuros.
Há uma diversidade de compressores e eles são aplicados em diversos serviços. Dentre os mais utilizados, o compressor schulz é altamente recomendado por profissionais da área e tem desempenho altamente eficaz, com a produção de ar comprimido da mais alta qualidade e pureza.