Veja sobre alguns equipamentos úteis para a indústria

A popularização da tecnologia foi extremamente benéfica para empresas dos mais variados segmentos.

Graças a isso, elas puderam simplificar suas rotinas de gestão e permitir que seus funcionários atuassem em tarefas onde seres humanos são realmente indispensáveis.

Por outro lado, essa grande disponibilidade de soluções tecnológicas também tornou a concorrência do mercado ainda mais acirrada.

Afinal, cada vez mais negócios encontram maneiras de se tornarem mais competitivos graças aos sistemas e equipamentos digitais. Logo, quem não investe nelas tende a ficar para trás.

Quer contar com tecnologia de última geração que coloque sua indústria em posição privilegiada em relação à concorrência? Então continue lendo e confira alguns itens de extrema importância para o seu negócio:

Paquímetro

Na indústria, a exatidão é fundamental. Uma peça com dimensões equivocadas, ou mesmo com a posição levemente alterada, podem prejudicar seriamente o funcionamento de uma máquina.

Para evitar problemas do tipo, costuma-se usar instrumentos que assegurem que todos os componentes dos equipamentos tenham as medidas corretas, como o paquimetro.

Trata-se de uma régua, normalmente feita de metal e dotada de um bico fixo e outro móvel. Este último muda de posição ao longo da régua, sendo que esta tem marcações de medidas extremamente detalhadas.

Por mais simples que este item pareça, ele está disponível em vários modelos, tais como:

  • Universal;

  • Com relógio;

  • De profundidade;

  • Com bico móvel.

Além destes, há outro tipo que tem se tornado mais popular: o paquímetro digital. Como o próprio nome diz, ele se distingue dos demais por contar com um monitor digital que mostra a medida em questão em tempo real, o que proporciona ainda mais precisão.

Esta facilidade, entretanto, faz com que esse paquímetro preço seja mais elevado que os demais.

Ferramentas para calibração de instrumentos

Além do paquímetro, a indústria também usa muitos outros instrumentos de medição, como sensores (de pressão, temperatura, nível do fluido, etc) e até mesmo o multímetro. O problema é que, a medida que eles são usados, tendem a se desgastar, o que prejudica a precisão das aferições feitas por ele.

Por conta disso, recomenda-se realizar uma calibração periódica em tais instrumentos. De acordo com especialistas, aqueles que são usados de maneira esporádica devem receber ajustes a cada ano, e aqueles usados de forma mais intensa, a cada seis meses.

Vale ressaltar que esse procedimento é de vital importância para a empresa, tendo em vista que um equipamento danificado pode fornecer medidas que nada condizem com a realidade.

Portanto, a calibração de balanças Toledo deve ser feita com ferramentas adequadas para tal, assim como por um profissional devidamente qualificado.

Balanças

As balanças são um dos instrumentos de medição mais usados na indústria. Sua finalidade é mensurar a massa do que é colocado sobre elas, o que é útil tanto em processos de fabricação quanto para vender produtos já prontos.

Por mais que todos os aparelhos de marcas consolidadas no mercado sejam de confiança, há um modelo que se destaca pela precisão: a balança digital.

Como seu monitor é digital, e não analógico, o operador tem mais facilidade para ler as informações. Da mesma forma, não há o risco de paralaxe (erro de leitura causada pelo ângulo entre o olho do observador e o monitor).

Refrigeradores

Itens como alimentos perecíveis, certas substâncias químicas e alguns medicamentos precisam ser armazenados sob uma temperatura controlada. Qualquer alteração, por menor que pareça, pode favorecer a proliferação de microorganismos prejudiciais à saúde humana.

Por conta disso, boa parte das indústrias conta com ferramentas para refrigeração para tais substâncias. Da mesma maneira, também costuma-se investir em itens de climatização do ambiente de trabalho, de modo a evitar o superaquecimento do maquinário.

Manifold digital

Entretanto, nem todos sabem que sistemas de refrigeração também precisam ser medidos. Uma das variáveis que precisa ser acompanhada é o estado do fluido refrigerante, que precisa estar em condições ideais tanto de temperatura quanto pressão.

Do contrário, o funcionamento do item pode ficar prejudicado. O item apropriado para fazer tal aferição é o manifold digital, ou mesmo o analógico.

Normalmente, especialistas indicam o uso do primeiro, que além de mais moderno, pode ser ajustado para fazer cálculos de maneira automática.

Da mesma forma, seu visor luminoso permite uma adequada visualização dos indicadores até mesmo em ambientes escuros.