A Usinagem consiste num processo de fabricação de peças metálicas. Esse método, em geral, é atingido por meio do uso do Controle Numérico Computadorizado (CNC), que consiste na realização de cortes, furos, estampes e desgastes de peças em metal.
E normalmente, é destinado à fabricação de peças de menor porte ou que requerem um grau de detalhamento maior.
Embora seja mais associada a metalurgia, a usinagem pode ser realizada em plásticos, aço e outras matérias-primas.
Ela requer não só uma ampla quantidade de máquinas, mas também equipamentos e ferramentas de diversas matérias-primas.
O papel da indústria química em meio ao setor industrial
A indústria química exerce um papel fundamental no setor industrial. A indústria permite que processos químicos e que elementos sejam utilizados durante a usinagem.
Por se tratar de um processo bastante específico da indústria, é necessário a apresentação de alguns dos materiais e elementos que talvez você não conheça, e que são trabalhados no processo de usinagem. Confira abaixo:
Poliestireno
O poliestireno é considerado um termoplástico. Pode ser utilizado como embalagem, como isolante térmico e até mesmo no setor aeroespacial como integrante de asas.
O poliestireno cristal é aquele que origina os recipientes descartáveis, como pratos e copos por exemplo.
Polipropileno
Mais resistente a impactos do que o polietileno, maleável e indicado para exposição a umidade por sua baixa absorção, é bastante utilizado como matéria-prima de tubulações (exatamente por sua maleabilidade associada a resistência), tanques, embalagens, entre outros.
Ainda, pode ser utilizado como superfície de corte em processos de usinagem. A prensa, máquina de compressão usada na usinagem, conta com placas de filtro em polipropileno também.
Poliuretano
O uso das placas de poliuretano em maquinários de usinagem é muito comum devido ao fato desse material ser muito resistente, podendo ser comprimido ou tracionado sem sofrer danos.
Assim, as peças podem ser posicionadas sobre as placas e talhadas, furadas, cortadas ou estampadas. Algumas molas de maquinário de corte também podem ser fabricadas nesse material.
Policarbonato
O policarbonato é um material que pode se assemelhar muito ao vidro. Contudo, sua dureza e, sua resistência a impactos e a altas temperaturas são muito maiores. Além disso, trata-se de um material maleável e que, quando frio, pode ser dobrado.
Lâminas de policarbonato podem ser acopladas a máquinas para trabalhar materiais metálicos e essa matéria-prima também pode compor painéis de medição em máquinas.
Polietileno
Material resistente, tanto quimicamente quanto mecanicamente, é excelente para a fabricação de lâminas de corte.
Em razão de não incorporar odores, é também muito empregado no setor alimentício industrial e em peças hospitalares.
Poliacetal
Altamente rígido e duro, é um componente ideal tanto para lâminas quanto para rodas dentadas.
PVC
Algumas chapas destinadas à moldagem de peças podem ser fabricadas em PVC, especialmente, em casos de exposição a altas temperaturas.
Nesse caso, é recomendado para processos não só de moldagem por sua resistência mecânica, mas também de estamparia por suportar elevadas temperaturas.
Sua aplicação em máquinas também pode ser notada em parafusos, porcas e arruelas, entre outras peças de vedação.
Para reconhecê-los, cor, dureza, resistência mecânica e química, maleabilidade, condutibilidade, peso e coeficiente de atrito suportado devem ser avaliados.
Outros fatores podem ser levados em consideração
Fatores como capacidade de isolamento térmico, comportamento diante de temperaturas variadas, capacidade de aderência e absorção de odores também podem ser levados em consideração para que se possa realizar a identificação do material, a fim de que que essas chapas, lâminas, molas e outros elementos sejam empregados no processo de usinagem, é possível recorrer a variadas máquinas.
Dentre elas, podemos citar a fresadora, o torno mecânico, a retificadora e a aplainadora.
Caso você deseje produzir peças plásticas sob demanda, há empresas especializadas em prestação de serviços de usinagem de precisão.
Não necessariamente se restringem ao trabalho com plástico, de forma que você pode avaliar os resultados em cobre, aço, nylon, teflon, latão ou metal.
É preciso que a empresa contratada tenha profissionais qualificados e habituados ao CNC e esteja atento para que sua ideia de projeto, ou sua necessidade, seja bem compreendida, antes do modelo ser enviado à máquina.
Os valores cobrados variarão de acordo com a quantidade de peças necessárias, seu modelo e a matéria-prima da qual serão feitas. Não deixe de comparar valores e de consultar os resultados das possíveis contratadas antes de tomar uma decisão.